Rosa Neide: PT nacional definirá pré-candidato no final de janeiro Ela explicou que não participou da eleição por delegados por orientação da direção nacional
A ex-deputada federal Rosa Neide confirmou que ainda é pré-candidata a prefeita de Cuiabá pelo PT e afirmou que o Diretório Nacional do partido vai definir seu representante nas eleições ainda em janeiro.
Haverá conversa e análise de pesquisa qualitativa. Então, com esses dados, de uma forma muito harmônica, a gente vai tirar o nome
“Logo que a presidente [Gleisi Hoffmann] voltar de férias, no dia 20 deste mês, o partido nos locais que têm mais de um nome disposto a essa candidatura haverá conversa e análise de pesquisa qualitativa. Então, com esses dados, de uma forma muito harmônica, a gente vai tirar o nome”, disse em entrevista à rádio Cultura.
Rosa Neide e o deputado estadual Lúdio Cabral se colocaram à disposição da sigla para disputar a sucessão do Palácio Alencastro em 2023.
Após de meses de indefinição entre os dois, foi anunciado, no dia 3 de dezembro, que Lúdio seria o pré-candidato que representaria a sigla na federação composta pelo PT, PV e PCdoB.
No entanto, seu nome deixou de ser certeza após o presidente estadual da sigla, deputado Valdir Barranco, afirmar que ele ainda precisava da aprovação da direção nacional para ser considerado o pré-candidato do PT.
Segundo Rosa Neide, a votação dos delegados que escolheu Lúdio como pré-candidato do PT descumpriu a orientação da direção nacional.
“Eu não apresentei delegados do meu lado, porque naquele momento a direção nacional do partido solicitou que não houvesse esse encontro. No Brasil inteiro só teve decisão de candidatura quem já estava certo”, disse.
“É como está escrito na resolução, aquilo que tinha acordo seria resolvido em 2023 e o que não tinha seria resolvido em 2024. Então houve esse probleminha, mas creio que será solucionado”, acrescentou.
Federação
Rosa Neide ainda afirmou que a federação vai definir o nome para a disputa no final de março.
Por estar um grupo no pleito, os três partidos deverão entrar em consenso sobre quem será o candidato que vai disputar a Prefeitura de Cuiabá. Além de Lúdio e Rosa Neide pelo PT, o vice-prefeito José Roberto Stopa também colocou seu nome como pré-candidato pelo PV.
“Tenho a impressão, pelas conversas do diretório nacional, que toda essa decisão chega nos últimos dias de março para que em abril já tenha uma candidatura fortalecida e discutindo um projeto em Cuiabá”.
Comentários