Nenhum candidato de MT alcançou nota mil no Enem 2023 O número representa um aumento de 233% em relação ao número de redações nota mil de 2022
O resultado oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) saiu nesta terça-feira (15) e 60 estudantes tiraram mil na redação. Em Mato Grosso, nenhum estudante alcançou a nota máxima nesse campo de conhecimento.
Caderno de Provas – Enem 2023 (Foto Brasil Escola)Veja por Estado o número de estudantes que tiraram nota mil:
- Acre – 0
- Alagoas – 0
- Amapá – 0
- Amazonas – 1
- Bahia – 4
- Ceará – 4
- Distrito Federal – 1
- Espírito Santo – 2
- Goiás – 4
- Maranhão – 0
- Mato Grosso – 0
- Mato Grosso do Sul – 0
- Minas Gerais – 2
- Pará – 3
- Paraíba – 0
- Paraná – 0
- Pernambuco – 2
- Piauí – 6
- Rio de Janeiro – 7
- Rio Grande do Norte – 6
- Rio Grande do Sul – 6
- Rondônia – 0
- Roraima – 0
- Santa Catarina – 1
- São Paulo – 7
- Sergipe – 3
- Tocantins – 1
Outro dado revelado pelo Ministério da Educação diz respeito ao tipo de escola que os estudantes nota mil frequentam, apenas 4 alunos são da educação pública, e os outros 56 são de escolas privadas.
O Enem é a principal porta de entrada para universidade pública e as política sociais de educação superior como Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos).
Com um pouco mais de 2,7 milhões de estudantes presentes nos dois dias de prova, o Enem 2023 representou um aumento de 233% no número de notas máximas na redação. Em 2022, foram apenas 18.
Foto: Ilustrativa | Crédito: Agência BrasilPróximo Passo
Em Mato Grosso, são mais de 8,5 mil vagas. Confira:
- UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) – 4.959 vagas para o Sisu;
- Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) – 2.350 vagas;
- UFR (Universidade Federal de Rondonópolis) – 1.213 vagas.
Está previsto no edital que o candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga. Neste ano, de forma inédita, todos os candidatos se inscrevem primeiramente na modalidade de ampla concorrência.
Posteriormente é aguardada a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas de cada instituição de ensino.
Prouni
A nota do Enem também pode ser usada no Programa Universidade para Todos. O edital da edição 2024 do Prouni será divulgado pelo governo federal nesta quarta-feira (16).
Em coletiva, o ministro da educação adiantou que as inscrições para a próxima edição serão entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro.
Fies
Os resultados do Enem também servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil.
Para 2024, o governo federal anunciou mudanças no programa, que devem vir com novas regras. As inscrições devem abrir em março.
Comentários