Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Janeiro de 2024 às 11:08
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Os trabalhos começaram na Avenida do CPA, nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar
Os trabalhos começaram na Avenida do CPA, nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar

Após a Justiça determinar que a Prefeitura de Cuiabá pare de criar obstáculos contra a implantação do sistema de Ônibus de Transporte Rápido (BRT), as obras do modal avançaram sobre o canteiro central e uma das faixas da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como do CPA, no fim de semana.

Por conta dos trabalhos, a faixa de rolamento no sentido bairro/Centro, nas imediações da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada e do Hospital do Câncer, está fechada para o trânsito de veículos.

O andamento das intervenções pelo Governo do Estado acontece após a tentativa de a administração municipal em barrar os serviços iniciados no trecho no dia 16 deste mês.

No mesmo dia, uma equipe da Secretaria Municipal de Ordem Pública esteve no local para notifica o Consórcio BRT, responsável pela construção, para apresentar as licenças ambiental e de remoção de terra sob pena de embargo.

Após, em reunião realizada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) ficou estabelecido um prazo de 45 dias para que o órgão municipal apresente ao Estado um parecer sobre os pedidos de autorizações urbanísticas e de mobilidade previstas na legislação para a construção do modal.

Contudo, na última sexta-feira (26), o Estado obteve decisão judicial favorável com o objetivo de assegurar a continuidade das obras e com a justificativa de que o município estaria adotando postura obstrutiva, atrasando prazos e prestando respostas insuficientes.

O juiz Flávio Miraglia Fernandes, da 5ª Vara da Fazenda Pública, concordou e ainda pontuou que a demora na implementação do projeto BRT causa prejuízos aos cofres públicos e à população.

Na decisão, o juiz autorizou, inclusive, o uso de força policial para garantir a continuidade da construção.

Caso a Prefeitura de Cuiabá não obedeça à determinação e continue inviabilizando o andamento da execução do projeto, terá que pagar uma multa diária de R$ 5 mil.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também há havia determinado que o prefeito Emanuel Pinheiro, que defende a conclusão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), não atrapalhasse os trabalhos.

Até o fechamento desta matéria, o município não havia se manifestado sobre o assunto.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463059/visualizar/