Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Janeiro de 2024 às 15:19
Por: Por Camila Freitag, TV Centro América

    Imprimir


Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, é a maior unidade prisional de Mato Grosso e abriga hoje média de 2 mil reeducandos. — Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, é a maior unidade prisional de Mato Grosso e abriga hoje média de 2 mil reeducandos. — Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Moradores e comerciantes do Bairro Industriário, em Cuiabá, enfrentam, há 15 dias, problemas por causa do bloqueio do sinal da rede de telefonia. A rede bloqueada é um teste da Secretária Estadual de Segurança Pública (Sesp) para evitar que reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) consigam realizar ligações e enviar mensagens.

Para a farmacêutica Cristina Aparecida Grosselli, o falta de rede também afeta quem depende do transporte público e precisa recarregar o cartão nos comércios da região.

“Nós somos a única farmácia da região e muitos trabalhadores dependem do nosso serviço para recarregar o cartão para trabalhar no dia seguinte”, diz.

Passar as compras no cartão ou efetuar o pagamento via Pix também são outro desafio para quem tem comércio na área com a rede de telefonia bloqueada. O comerciante Ronaldo da Silva é dono de uma pizzaria na região e conta que está no prejuízo desde o início do bloqueio.

“Não consigo nem receber e nem fazer ligações. Eu trabalho no delivery e não consigo ter acesso a nada.”

A Sesp informou que as reclamações estão sendo analisadas e que técnicos estão fazendo visitas aos locais e fazendo as adequações necessárias.

O advogado especialista em segurança digital, Raphael Chaia, é necessário profissionais que consigam dimensionar o projeto e eliminar a comunicação dos criminosos.

“Nós temos projetos de instalação de bloqueadores de instalação de celulares em presídio aprovados no Congresso desde 2018 e alguns pontos principais nessa discussão é que a instalação também afeta as pessoas que moram na região. É necessário profissionais que consigam dimensionar o projeto e eliminar a comunicação dos criminosos”, conclui.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463064/visualizar/