Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 31 de Janeiro de 2024 às 06:49
Por: Vanessa Araujo - Especial para o GD

    Imprimir


Davi Valle

Davi Valle

Comerciantes do Centro Histórico de Cuiabá se reuniram na tarde desta terça-feira (30) para solicitar que o Carnaval não seja realizado no local. Os empresários são contra a festividade na região por conta do impacto nas vendas e sujeira, além da data não ser considerada feriado.

Em ofício encaminhado à Prefeitura de Cuiabá, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá solicitou à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável uma solicitação para o carnaval só passar pelo Centro Histórico durante o sábado (10) e a partir das 15h.

“Diante da comemoração festiva prevista pelo Município de Cuiabá na região central, fica a nossa observação e solicitação já acordada, que tal festividade seja realizada somente a partir das 15h do sábado (10)”, diz trecho do ofício.

o pedido, a CDL ressalta que os comerciantes trabalharão normalmente no domingo, segunda e terça-feira e solicitam que o transporte público seja mantido em funcionamento normal.

“Reforçamos que no domingo, segunda-feira e terça-feira, o comércio trabalhará normalmente. Portanto, ressaltamos a importância de manter o transporte público funcionando em sua plenitude”, aponta o documento.

Em coversa com o Gazeta Digital, o comerciante Feiz Fares argumentou que as comemorações no Centro Histórico trazem prejuízo para os lojistas, ao serem “obrigados” a fechar o comércio, influenciando diretamente em suas receitas.

“Nós não estamos contra o Carnaval. Carnaval é cultura. Carnaval faz parte da história, mas o problema é o seguinte: ano passado eles fizeram no calçadão de cima, deu o que deu. É sujeira nas portas das lojas, é aquela coisa, não sei nem te explicar. E esse ano mandaram pro nosso calçadão, sem aviso nenhum, sem comunicação nenhuma. […] A gente está sobrevivendo na marra ainda com o problema dos usuários daqui. Já não tenho para pagar as contas no sábado, na segunda, na terça. Não acharam outro lugar para fazer Carnaval? Esses caras têm problema na cabeça? Não vai ter. A gente, nem que for guerrear com esses caras. Não vai ter Carnaval”, disse o comerciante revoltado.


Outro lado
O procurou a assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) que informou não ter sido procurada para discutir o assunto.

Reportagem entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável para questionar sobre o caso e se há acordo ou alternativa para as queixas dos empresários, mas até a publicação desta matéria não obtivemos respostas. O espaço segue aberto.

Questionada sobre a limpeza dos locais durante as comemorações de Carnaval, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) encaminhou a seguinte nota:

Com relação à demanda de limpeza após festividades e eventos, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) esclarece:

- A Limpurb trabalha em cima dos cronogramas de evento da Prefeitura de Cuiabá ou das Secretarias Municipais. Os responsáveis pelas programações enviam as informações para a Empresa Cuiabana de Limpeza, e feito a escala de equipes para o local;


- A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer já alinhou com a Limpurb, e as equipes farão a limpeza assim que finalizar cada dia de evento de Carnaval.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463073/visualizar/