Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Fevereiro de 2024 às 06:50
Por: Primeira Página

    Imprimir


Agência Brasil

O TCE-MT (Tribunal de Contas de Mato Grosso), representado pelo presidente Sérgio Ricardo, recomendou nesta quarta-feira (7) que a vacinação de crianças sejam intensificadas. As secretarias de saúde municipal e estadual devem adotar medidas para garantir o processo, especialmente durante o Carnaval.

A recomendação considera o início do ano letivo escolar, que aumenta o risco de doenças infecciosas entre as crianças. A vacina reduz o risco de internação e óbito em crianças de 6 meses a 4 anos.

vacinacaobarbie

Enfermeira vacinando criança (Foto: Divulgação)

As notas recomendatórias, publicadas no Diário Oficial de Contas, foram elaboradas pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, e consideram o painel epidemiológico que registrou 1,2 mil casos confirmados de covid-19 em dezembro do ano passado e mais de 7,2 mil casos em janeiro deste ano, representando um aumento de 400% em apenas um mês.

As recomendações levam em consideração ainda a ocorrência de 19 mortes apenas em janeiro, frequência maior do que a somatória dos últimos cinco meses de 2023, e que o pico da curva epidêmica está concentrado no fim do mês de janeiro, a poucos dias do feriado de Carnaval.

Ações e busca ativa

O TCE-MT recomendou às prefeituras e secretarias municipais de Saúde que possibilitem o funcionamento regular das Unidades Básicas de Saúde durante o período de Carnaval.

Também que orientem a população sobre a importância do uso das máscaras faciais e higienização das mãos, assim como que disponibilizem diuturnamente, em todas as unidades, kits para testes rápidos utilizados para diagnóstico.

Às secretarias municipais de Saúde, foi recomendado, dentre outros, que capacitem os profissionais responsáveis pela aplicação de vacinas e realizem a busca ativa das crianças que não foram vacinadas ou que não completaram o esquema vacinal e que as secretarias municipais de Educação promovam campanhas de conscientização de vacinação contra a covid-19 nas unidades escolares.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463175/visualizar/