Temporal em Cáceres: moradores relatam desespero após perderem tudo Corpo de Bombeiros informou que recebeu 160 chamadas de solicitações de apoio para retirar as vítimas que estavam em suas residências alagadas
Impotência e desespero foram alguns dos sentimentos vivenciados por pessoas que perderam tudo, após o temporal que atingiu Cáceres, a 220 km de Cuiabá, nesse sábado (10). De acordo com a Defesa Civil, após forte chuva o córrego Sangradouro, que corta a cidade, transbordou, e atingiu diretamente 7 mil pessoas.
Foto: ReproduçãoUma das atingidas foi a morada do Residencial Ana Paula, Márcia Pache, que passou a madrugada, ao lado do filho, limpando a casa onde moram. Segundo ela, a água chegou a atingir, aproximadamente, 50 centímetros dentro da casa.
“A sensação é de impotência, você fica sem saber o que fazer, não tem como fazer nada e a água vai avançando, vai subindo e é esperar”, disse.
Márcia perdeu vários móveis e avalia que o prejuízo foi grande. “Quase tudo da minha casa se foi. Ficamos sem energia e quando o fornecimento foi restabelecido, por volta de 1h, a gente foi limpar a casa. Ficamos até 4h. Tinha muita folha, lixo, terra e até um filhote de cobra encontramos na sala, debaixo de um móvel. Tudo que era de compensado está perdido: guarda-roupa, rack. Molhou sofá, cama e não sei se vai ter como recuperar”.
Outra moradora que passou momentos de tensão foi Marilza Duarte Antunes, que mora no Centro da cidade com o marido.
“Nós ficamos apavorados, porque eu tenho o meu marido que é doente, cardíaco. Alagou a casa inteira. Perdemos muitas coisas que estavam no quarto dos fundos. Fomos subindo tudo o que conseguimos, como alimentos. Mas, o mais difícil é a angústia de não ter ninguém socorrendo a gente na hora que precisamos”.
Várias pessoas precisaram sair de casa e estão abrigadas na casa de familiares e amigos, segundo a Defesa Civil. Além disso, mais de 50 pessoas foram levadas para a Escola Técnica Estadual, ao lado da prefeitura, que funciona como um ponto para atender os desabrigados.
O Corpo de Bombeiros informou que recebeu 160 chamadas de solicitações de apoio para retirar as vítimas que estavam em suas residências alagadas e disponibilizou 3 equipes de socorro para atender as ocorrências decorrentes da forte chuva, que caiu no município de Cáceres.
O temporal ainda deixou mais de 20 mil pessoas sem energia, segundo a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica.
De acordo com a concessionária, no momento, mais de 95% dos consumidores já tiveram a energia restabelecida e as equipes seguem atendendo, mas encontram dificuldade em alguns locais por conta dos alagamentos.
Situação de emergência
Diante da enchente e alagamentos, a Prefeitura de Cáceres decretou situação de emergência e calamidade pública.
Com o decreto, a gestão municipal está autorizada a mobilizar todos os órgãos para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil do Município de Cáceres, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
Também pode convocar voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.
Além disso, “fica dispensado de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos”.
Comentários