Janaina admite instabilidade e teme reflexos negativos na eleição Direção estadual quer apoiar candidatura de Eduardo Botelho; municipal defende nome próprio
JL Siqueira/ALMT
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) garantiu que a influência do prefeito e correligionário Emanuel Pinheiro sobre o partido não preocupa a oposição
A deputada estadual Janaina Riva afirmou nesta terça-feira (20) que o diretório municipal do MDB enfrenta uma instabilidade que se refletirá na eleição para prefeito de Cuiabá neste ano.
É que, na semana passada, o advogado Francisco Faiad assumiu provisoriamente o comando da sigla na Capital. Ele é aliado político do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), sendo que o diretório estadual rivaliza com o comando municipal.
O MDB estadual apoia a pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Eduardo Botelho (União), mas Faiad não se alinhou a ele. Janaina, então, considerou que o líder municipal está na contramão das orientação estadual.
“A provisória foi nomeada pela instabilidade que hoje existe entre diretório municipal e estadual. Ele [Faiad] está pensando em construir um projeto majoritário, mas não é o projeto do diretório estadual, que já tinha optado por uma chapa de vereadores e uma composição com Botelho. Agora, a municipal está dando outro tom”, disse.
“Quem vai ganhar ou perder, saberemos em outubro [mês das eleições], infelizmente é uma perda para o diretório. Gostaríamos que, na Capital, o partido acompanhasse a decisão da estadual. Temos um grupo de 13 partidos no arco de aliança do Botelho, que é onde eu gostaria que o MDB estivesse. Mas não entendo como uma perda pessoal”, completou.
Influência de Emanuel Pinheiro
Janaina não descartou a influência política que o prefeito Emanuel Pinheiro tem sobre o MDB, inclusive por ele ser pai do deputado federal emedebista Emanuelzinho, que tem contato direto com o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi.
Ela, contudo, disse que a influência dele não preocupa a oposição.
“É um prefeito de Capital que tem relevância para a nacional, mas não passa disso”, garantiu.
Comentários