Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 27 de Fevereiro de 2024 às 10:45
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


Getty Images

ACNMT articula parceria com plataforma de comercialização on-line de gado

Aproximadamente 1 milhão de cabeças de gado são comercializadas por mês em Mato Grosso, o dobro do que é abatido. Para concentrar informações do setor da pecuária e facilitar o processo de compra e venda, foi apresentada uma plataforma on-line durante palestra realizada na sede da Associação dos Criadores Nelore de Mato Grosso (ACNMT), em Cuiabá.

Conforme o CEO da empresa Gado Certo, Eduardo Knoll Farah, que é filho de pecuarista e criador da inovação, o objetivo é facilitar a vida do produtor rural, que não terá mais que ir presencialmente às fazendas para fechar negócio. Além de melhorar a segurança, tanto em relação às informações da propriedade, quanto dos animais, resguardando o setor de aquisição golpes.

"Adaptamos a tecnologia já existente no mercado, a exemplo do Uber, Mercado Livre, Ifood, Airbnb e Booking, para o setor da pecuária, que é um dos que mais movimenta a economia do país. Embora tenhamos avançado muito na parte de genética e sustentabilidade, os pecuaristas comercializam o gado utilizando as mesmas ferramentas das décadas de 1980 e 1990, ou seja, de maneira obsoleta", destacou Farah.

O presidente da ACNMT, Alexandre El Hage, frisou que toda inteligência de mercado é bem-vinda para agregar no fortalecimento da pecuária, que já avançou em outros quesitos, mas que ainda precisa estar aberta a outras inovações tecnológicas, sobretudo para agregar maior lucratividade ao negócio.

"Temos o maior rebanho do país, uma carne de excelente qualidade que é produzida de forma ambientalmente correta, mas havia essa questão comercial, por isso resolvemos buscar opções para apresentar aos nossos associados. Temos o dever de trabalhar para o fortalecimento do setor e as plataformas vêm agregar eficiência e segurança", avaliou o presidente da entidade.

Para o pecuarista Eduardo Catuta, que já utiliza a plataforma há três anos, a ferramenta tem ajudado principalmente no quesito tempo e segurança. "O agronegócio tem evoluído de uma forma geral para dentro da porteira nos últimos anos, não temos como fugir das tecnologias e do processo de digitalização, que estão cada vez mais presentes em todos os processos. Com mais esse avanço, a tendência é continuarmos crescendo e nos aprimorando".

CARDÁPIO DE INFORMAÇÕES - Mato Grosso possui o maior rebanho do Brasil, com 34,3 milhões de cabeças de animais, e concentra cerca de 90 mil propriedades. No ranking de municípios com maior volume de comercialização estão Cáceres e Juara, sendo que as regiões com maior distribuição de gado ficam em municípios das regiões do Vale do Guaporé e Nortão.

Essas e outras informações são fundamentais para auxiliar na tomada de decisão dos produtores, porém, hoje, elas estão "desconectadas". A proposta do aplicativo é reunir os dados pertinentes em um mesmo lugar. "Antes do Ifood, tínhamos que ir ao restaurante para pegar o telefone e fazer o pedido. O mesmo acontecia com a questão de hotéis. A plataformização mudou a lógica de mercado e estamos levando isso para a pecuária", finalizou Farah.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463406/visualizar/