Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Fevereiro de 2024 às 06:54
Por: Joeli Cruz - Especial para o GD

    Imprimir


Marcelo Camargo Agência Brasil

Para quem gosta de uns bons drinques, infelizmente com o passar dos anos os efeitos da bebida tendem a ser danosos no dia seguinte. O corpo não responde mais à recuperação da ressaca como antes e algumas medidas para amenizar o mal-estar já são tomadas no dia anterior. É o caso da Valdeny Almada e de 78% da população que sofre com os efeitos do álcool. “Bebo um dia, no outro só fico deitada. Não aguento a ressaca”. Ela se mantém hidratada e come bem, mas recorre ao analgésico quando nada funciona.

Ela é tão famosa que tem até dia: 28 de fevereiro- Dia Nacional da Ressaca, que lembra os efeitos do consumo de álcool para o organismo.

Segundo o relatório do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), o número de pessoas que sofre de ressaca é alto: 78% de prevalência ocorre entre todos os tipos de bebedores. Já entre os bebedores "pesados", a incidência é ainda maior: 90% dos que declararam beber neste padrão (definido pelo estudo como o consumo de 5 ou mais doses em uma única ocasião) haviam sofrido com a indisposição no dia seguinte.

ondiney Costa conta que costuma beber ao menos uma vez na semana, mas com "planejamento". "Nos dias que consumo a bebida, nos dias de serviço, faço uso de analgésico após a ingestão. Já quando estou de folga, consumo verduras e bebo água durante e depois de beber".

Em entrevista ao Gazeta Digital , a médica Dalva Noeli explicou o motivo da temida ressaca, que vem após momentos de alegria e euforia. Ela lembra que a dor de cabeça não vem sozinha, ela traz a fotofobia, náuseas e vômitos. A profissional contou que a ressaca costuma aparecer cerca de 8 horas após a ingestão de bebidas alcoólicas e pode se prolongar por até 24 horas

“A questão é que os jovens tendem a se recuperar mais rápido e começar tudo de novo. E os mais velhos, com mais responsabilidades, acabam bebendo com menos frequência. Por isso, têm a impressão de que as ressacas são piores, pois estão menos acostumados com elas”, pontuou.

Para amenizar os efeitos da ressaca, ela ressalta a importância de se alimentar bem antes do consumo de bebida alcoólica e da hidratação enquanto bebe. A médica também afirmou em casos leves de mal-estar pós-bebedeira, beber bastante líquido e um analgésico resolvem. Já em situações extremas é necessário procurar atendimento médico para o tratamento adequado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463441/visualizar/