Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Março de 2024 às 06:39
Por: Anthonielli Odemburg e Lidiane Moraes/Primeira Página

    Imprimir


Freepik

Pelo calendário oficial, 2024 é um ano bissexto, isso significa que um dia a mais é acrescentado ao mês de fevereiro, que fica com 29 dias. O fenômeno ocorre a cada quatro anos, para acertar o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

Somente nesta quinta-feira (29), em Cuiabá, o Cartório do 3° Ofício registrou o nascimento de 14 crianças, em apenas uma maternidade.

pezinhos recem nascidoRecém-nascid. (Foto: Reprodução/maternidadebrasilia)

Mas, como fica o registro civil para quem nasce em 29 de fevereiro? De acordo com a lei, diferente do que era aceitável anteriormente, quem nasce neste dia não pode ser registrado em outra data.

Segundo Daniel Benedito da Silva, 3º Tabelião e Registrador Civil de Cuiabá, no Cartório do 3º Ofício, é preciso considerar o princípio da veracidade e, por isso, tanto nascimentos, quantos mortes, precisam ser registrados na data correta, mesmo que seja 29 de fevereiro.

A servidora pública, Rosângela Aparecida Barbosa, moradora de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, nasceu em 29 de fevereiro de 1980. Nestes 40 anos, essa é a 11ª vez que ele comemora seu aniversário.

“É uma data muito esperada e meu pai levava muito a sério isso, então, nos anos em que não têm essa data, é como se eu não fizesse aniversário. É como se fosse um aniversário fake”, comentou ela.

Mas, nem todos pensam como Rosângela e tem gente que comemora a semana toda. Outros optam por um das datas mais próximas, ou 28 de fevereiro ou 1º de março. Outros ainda, não se incomodam e recebem os parabéns nas duas datas. O importante é celebrar.

Ainda segundo o tabelião, a comemoração pode ser em qualquer dia, mas a data de registro precisa seguir a lei. Então, feliz aniversário para os nascidos em 29 de fevereiro!🎂.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463452/visualizar/