Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 02 de Março de 2024 às 08:57
Por: Vanessa Araujo - Especial para o GD

    Imprimir


JLSIQUEIRA / ALMT

JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Valdir Barranco (PT), que preside a sigla em Mato Grosso, falou sobre o imbróglio que vive o partido sobre qual nome será o escolhido para se candidatar à Prefeitura de Cuiabá. Ele afirmou que o diretório nacional é quem decidirá entre os nomes cogitados.

“O diretório nacional [decidirá], tá na resolução, nas regras da realização dos encontros e prévias, inciso sexto, item 6 das regras, então é o nacional, não há o que fazer. Eu acredito que até abril o nacional vai decidir”, declarou aos jornalistas.

Segundo Barranco, a definição dos candidatos em municípios com mais de 100 mil habitantes cabe ao diretório nacional, enquanto em cidades menores, ao diretório estadual.

“É só ler as regras, lá está dizendo: 'abril o diretório nacional decidirá nas capitais e municípios com mais de 100.000 habitantes'. Por mais que nós queiramos aqui, nós não temos competência para isso”, esclareceu o parlamentar.

Questionado sobre qual a função do diretório estadual para a definição dos nomes, Barranco afirmou que não há função.

“O diretório estadual não tem função em cidades com mais de 100 mil eleitores. Então, em Mato Grosso, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis não passa pelo diretório estadual, é tudo diretório nacional. Isso é muito claro. Está nas regras, que foram publicadas já no final do ano passado”, afirmou.

Conforme o deputado, a opinião do presidente Lula terá um peso importante nas escolhas dos nomes para as eleições nas capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes.

Entenda o imbróglio
Atualmente, o PT estadual passa por disputas internas, nas quais o deputado estadual Lúdio Cabral e a ex-deputada federal, Rosa Neide competem para ser o nome da sigla para disputar o Palácio Alencastro. No entanto, ainda há a possibilidade da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) decidirem por outro candidato, como, por exemplo, o vice-prefeito e pré-candidato José Roberto Stopa (PV).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463464/visualizar/