Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 04 de Março de 2024 às 10:25
Por: Gabi Braz/Primeira Página

    Imprimir


Google

O termo ‘caducar’ acaba sendo a esperança de muitos cidadãos inadimplentes, que acreditam no “sumiço” das dívidas após cinco anos. Mas, o Primeira Página te explica como realmente funciona quando uma dívida caduca e quais as melhores formas para quitar os valores na Serasa.

Em janeiro deste ano, a Serasa detectou 72,07 milhões de brasileiros em situação de inadimplência. (Foto: Freepik/Ilustrativa)Em janeiro deste ano, a Serasa detectou 72,07 milhões de brasileiros em situação de inadimplência. (Foto: Freepik/Ilustrativa)

Inadimplência: seu nome no negativo

Nos momentos de dificuldades financeiras as despesas se tornam maiores que o orçamento e, então, o consumidor acaba não conseguindo pagar todas as contas, tornando-se inadimplente.

Em janeiro deste ano, o Mapa da Inadimplência do Serasa constatou 72,07 milhões de brasileiros com dívidas a serem pagas.

Desses, a maioria era cidadãos entre 41 e 60 anos (35%) e, em segundo lugar, pessoas entre 26 e 40 anos (34,2%). Em terceiro lugar vieram os idosos acima de 60 anos (18,8%) e os jovens entre 18 e 25 anos (12,0%).

Quando uma pessoa se torna inadimplente, as empresas para as quais ela deve podem negativar o seu nome, ou seja, incluir o CPF (Cadastro de Pessoa Física) desse consumidor em um banco de dados de crédito como a Serasa.

É nesse momento que muitos consumidores pensam que deixar a dívida existente por mais de cinco anos fará com que ela deixe de existir. Porém, o termo ‘caducar’ não funciona bem assim!

Dívida que caduca deixa de existir?

Para caducar, uma dívida precisa ter mais que cinco anos. Porém, não significa que ela deixa de existir, apenas ‘invisível’ nos bancos de dados de créditos de consumidores, como a Serasa.

Ou seja, após o período, a dívida negativada não irá mais aparecer nos órgãos de proteção ao crédito e nem poderá ser acessada por outras empresas – somente a credora, para qual o cidadão deve o valor.

Dívidas caducas não deixam de existir, mas podem ser negociadas na Serasa. (Foto: Freepik/Ilustrativa)Dívidas caducas não deixam de existir, mas podem ser negociadas na Serasa. (Foto: Freepik/Ilustrativa)

A credora pode continuar cobrando essa dívida, de forma administrativa e amigável, por meio de cartas, telefonemas e e-mails. Em alguns casos, o valor pode ser negociado entre cidadão e empresa, para que a quitação possa ser feita mesmo após cinco anos.

E as dívidas de banco?

Para as dívidas com bancos, o sistema é diferente. Após cinco anos, mesmo o valor a ser pago saindo dos bancos de dados de créditos, ele não deixa de constar no Serviço Informações de Crédito do Banco Central, ficando disponível para empresas do ramo que queiram consultar situações de consumidores.

Então, ao consultar o CPF de uma pessoa, qualquer instituição financeira pode dificultar as chances de conseguir crédito, por entender que o risco de emprestar dinheiro ao consumidor é maior.

Como as dívidas que caducam não podem ser cobradas judicialmente, o cidadão não corre risco de enfrentar processos na Justiça ou ter seus bens penhorados.

Cerca de 30% dos clientes de bancos tradicionais estão mirando para cooperativas de crédito. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil).Dívidas em bancos caducam, mas ainda podem constar para empresas do ramo. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil).

Além disso, a dívida de cartão de crédito, por exemplo, não bloqueia o CPF da pessoa. O que pode acontecer é o consumidor ter uma restrição no documento devido à negativação do seu nome.

Por isso, é importante controlar o orçamento e ter um planejamento financeiro, para conseguir sair de uma dívida e evitar outras possíveis.

Caducou: meu nome sai da Serasa?

Se a dívida caducou, seu nome acaba deixando de constar no cadastro de inadimplentes da Serasa e dos demais bancos de dados de créditos.

Mas, vale lembrar que ela ainda estará ativa na empresa para a qual você está devendo e ainda pode ser cobrada! Além disso, ela ainda pode ficar disponível na Serasa Limpa Nome com uma oferta de negociação.

O que acontece com o Score?

O Serasa Score é calculado com base em alguns critérios e a pontuação final é definida conforme o comportamento financeiro do consumidor.

Um desses critérios é o histórico de pagamentos e de dívidas, responsável por uma parte importante da sua pontuação

Quando o consumidor tem contas a pagar e dívidas negativadas, esse fator prejudica o Serasa Score e só deixa de influenciar no cálculo da pontuação de crédito após a dívida caducar.

Como regularizar dívidas?

Ficar com a dívida caduca não compensa, pois ela pode afetar compras futuras e prejudicar seu relacionamento com o mercado. Para se regularizar, o primeiro passo é consultar o valor atual da dívida.

No portal Serasa Limpa Nome, você pode encontrar a dívida caduca e as negociações disponíveis para quitá-la. Confira o passo a passo para negociar pelo site ou aplicativo:

  • 1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso
  • O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.
  • 2. Selecione os acordos disponíveis
  • As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.
  • 3. Pague o boleto
  • Após pagar o boleto, em alguns dias você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.
SERASA LIMPA NOME PASSO A PASSO(Fonte: Serasa Limpa Nome)

Se você preferir, também pode realizar a negociação através do WhatsApp da Serasa, de forma simples e rápida. Basta adicionar o número e iniciar a conversa para que seu atendimento inicie.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463473/visualizar/