Petistas devem definir pré-candidato a prefeito até fim de semana Partido ainda terá que trabalhar o convencimento dos demais membros da Federação Brasil da Esperança - PV e PCdoB
Reprodução/ALMT e Câmara
Lúdio Cabral já foi escolhido, em prévias, em Cuiabá. Rosa Neide espera definição da cúpula nacional do PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) deve definir, até o fim desta semana, quem irá representar a agremiação na corrida pelo comando do Palácio Alencastro, no pleito deste ano.
Dois nomes estão na “disputa”: o deputado estadual Lúdio Cabral e a ex-deputada federal Rosa Neide.
Enquanto o parlamentar foi escolhido durante prévias realizadas pela agremiação na Capital, a diretora-executiva da Companhia Nacional de Alimentação (Conab) aposta no apoio da executiva nacional do partido.
Apesar disso, ela observou que não irá impor a sua candidatura.
“Eu tenho uma ligação muito forte com a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-R) [presidente nacional] - e com o senador Humberto Costa (PP-PE) [líder do partido no Senado]. Eles fazem parte do grupo ao qual eu pertenço, e estava falando para eles que não quero o meu partido dividido. Para mim, isso é mais importante que qualquer decisão. [...] Ainda estamos discutindo, eu quero o que é melhor para Cuiabá”, afirmou a ex-deputada.
Segundo Rosa Neide, uma reunião com o presidente estadual do partido, deputado estadual Valdir Barranco, deve finalizar, oficialmente, as articulações para que o PT possa, finalmente, "bater o martelo" quanto ao nome que irá assumir a disputa pelo Palácio Alencastro, nas eleições deste ano.
Após isso, a agremiação ainda terá que trabalhar o convencimento dos demais partidos da Federação Brasil da Esperança - no caso, PV e PCdoB.
Vale lembrar que, o PV também está de olho na cabeça de chapa, com o nome do atual vice-prefeito da Capital, José Roberto Stopa.
PESQUISA - A indefinição no PT quanto ao nome para a disputa majoritária em Cuiabá pode estar refletindo no desempenho do grupo durante a pré-campanha.
Ao menos, é isso que mostra a primeira pesquisa de intenção de voto deste ano, divulgada na terça-feira (23) pelo MT Dados.
O Instituto não leva em consideração o nome de Rosa Neide e traz apenas dois cenários, sendo um com Lúdio e outro com Stopa.
No primeiro, o parlamentar petista aparece em terceiro lugar ,com 15% das intenções de voto, atrás do deputado estadual Eduardo Botelho, que lidera a corrida com 34%, e do deputado federal Abílio Junior (PL), que tem a preferência de 19% dos eleitores ouvidos.
Num cenário em que troca o nome de Lúdio por Stopa, o levantamento aponta para a vitória, em primeiro turno, de Botelho, que dispara nas intenções, atingindo 38% das intenções.
Abílio segue com os mesmos 19%, enquanto o vice-prefeito de Cuiabá tem 7% da preferência.
Comentários