Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 24 de Março de 2024 às 16:19
Por: Com Agência Brasil

    Imprimir


Mais uma ferramenta foi criada para combater o Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika, chikungunya e a febre-amarela urbana.

Imagem mostra mosquito transmissor da dengue Foto: Ilustrativa | Crédito: Pixabay

Cientistas brasileiros desenvolveram a MataAedes, uma ferramenta simples e de baixo custo que pode fazer toda a diferença no controle de pernilongos e do aedes aegypti.

O produto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense e não é prejudicial ao meio ambiente, segundo Adriano Rodrigues de Paula, um dos autores da pesquisa.

Adriano explicou que a armadilha funciona por 30 dias, durante dia e noite, matando os mosquitos. E depois precisa ser trocada, mas é descartável e 100% biodegradável.

Desenvolvido à base de um fungo, o mecanismo atrai e mata mosquitos em até 48 horas, conforme o pesquisador.

O especialista disse que o fungo é um inimigo natural dos insetos, sendo encontrado normalmente nas florestas.

“Nossa startup isolou esse fungo, cultivou no laboratório, e fez uma formulação para ser utilizada nas nossas armadilhas, para controlar mosquitos adultos. A armadilha simula um ambiente perfeito para o mosquito se esconder e descansar. Mas os eles acabam morrendo devido à contaminação do fungo que está dentro da armadilha”, explicou.

Ao todo, foram mais de 10 anos de testes, análises, monitoramento e controle biológico.

“E os resultados são animadores. Residências que recebem armadilhas com fungo têm redução de mais ou menos 80% da população de mosquitos, comparando com as residências que não recebem armadilhas com fungo”.

O especialista ainda lembrou que a ferramenta deve ser utilizada com outras estratégias para o controle do mosquito.

* Com informações da Agência Brasil





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463733/visualizar/