Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 25 de Março de 2024 às 06:41
Por: Joice Gonçalves/Primeira Página

    Imprimir


Sociedade Brasileira de Mastologia

A história da psicanalista Valkiria Valério, de 47 anos, da cidade de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, é sobre superação. Dois meses após sua mãe receber o diagnóstico de câncer de mama, ela fez os exames e descobriu um tumor maligno também, só que Valkíria estava grávida de 4 meses na época.

Valkiria

O Primeira Página conversou com a psicanalista que nos contou como foi a batalha de enfrentamento contra o câncer, ao mesmo tempo que ela vivenciava a gravidez.

“O médico me disse que eu sofreria todos os sintomas em dobro, mas por incrível que pareça mesmo com a quimioterapia eu nunca tive um efeito colateral. Na época eu tomava a medicação em Sinop, viajava logo em seguida e voltava pra Sorriso”, conta Valkiria.

Para a psicanalista, ela literalmente viveu um milagre, porque até receber o diagnóstico da doença ela passou por 5 profissionais diferentes, e em relação ao câncer, tempo é algo que não se pode desperdiçar.

Quando ela foi enfim diagnosticada, precisou fazer uma cirurgia imediatamente para a retirada do tumor maligno de 5cm, e com as quimioterapias, a bebê nasceu prematura aos 8 meses.

“Minto se disser que fiquei desesperada, pois em nenhum momento fiquei assim. Fizemos a cirurgia para retirada do tumor que era relativamente grande e agressivo. No oitavo mês de gestação fizemos a cesariana e Daniella veio saudável com peso e tamanho de uma criança de nove meses”, afirma Valkíria.

Já a sua mãe perdeu para o câncer em 2017. Com diagnóstico de metástase em outros órgãos, ela brilhantemente lutou, mas um câncer nos ossos posteriormente foi fatal.

Nos dias atuais, Valkíria tem se dedicado a alertar mulheres sobre a importância do autocuidado.

Valkiria 1Valkíria nos dias atuais. (Foto: Reprodução)

“Sou psicanalista e terapeuta integrativa e ajudo muitas pessoas com diagnóstico precoce, e defendo que as pessoas que não trabalham suas emoções adoecem, e o corpo somatiza”, finaliza a psicanalista.

A história de Valkíria segue sendo escrita, mostrando ao mundo a importância do cuidado, da fé e do amor que ultrapassa gerações.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463742/visualizar/