Comércio pode abrir no feriado de aniversário de Cuiabá A medida consta na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), firmada entre os sindicatos dos empresários e dos funcionários
O comércio poderá funcionar no feriado do aniversário de Cuiabá, que completa 305 anos na segunda-feira (8). Os comerciantes que decidirem abrir as portas devem seguir algumas regras, como o pagamento das horas trabalhadas em dobro.
Comércio em Cuiabá. (Foto: Reprodução)A exigência se aplica, inclusive, aos trabalhadores que recebem por regime de comissão, ou seja, as vendas devem ser contabilizadas em dobro.
A medida consta na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), firmada entre os sindicatos dos empresários e dos funcionários, com mediação da Fecomércio-MT (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
Em órgãos públicos e bancos
Com relação ao funcionalismo público, a assessoria jurídica da Fecomércio-MT afirma que não haverá expediente em órgãos de administração pública do município, assim como nas agências bancárias situadas na capital.
A exceção fica para as atividades consideradas essenciais, de saúde e transporte.
Movimentação no comércio
A possibilidade de funcionamento do comércio na data deve ajudar as empresas do setor a gerarem uma movimentação financeira de R$ 118 milhões na economia da capital e região, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso.
O levantamento foi realizado entre os dias 20 de março e 3 de abril na capital.
Em Várzea Grande, apesar do município contemplar a mesma CCT, o comércio funciona normalmente, sem a necessidade de seguir as exigências observadas na capital do estado, segundo a assessoria jurídica da federação.
Comentários