Com 2,5 mil pacientes na fila, Cuiabá realiza mutirão de mamografia O evento atenderá 40 pacientes por dia já agendados e que aguardam pelo procedimento, neste ano
O câncer de mama é o de maior incidência entre a população feminina, depois do câncer de pele não melanoma.
No Sistema Único de Saúde (SUS), é a atenção primária que recebe e examina a paciente, a partir de alguma queixa específica ou acompanhamento de rotina.
Após avaliação clínica, o profissional avalia o encaminhamento para investigação diagnóstica, como mamografia e ultrassonografia.
Com este foco, a Central de Regulação realizará novo mutirão de exames na rede pública de Saúde, entre os dias 15 e 30 deste mês, em Cuiabá.
De acordo com o secretário-adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Paulo Rós, ao todo, serão disponibilizadas 500 tomografias para reduzir a dimensão da fila pelo exame no SUS.
Atualmente, cerca de 2.549 pacientes aguardam pelo exame.
Pelo cronograma, o mutirão atenderá 40 pacientes por dia, sendo 20 no período matutino e 20 no período vespertino.
Os pacientes serão atendidos no Centro Diagnóstico de Cuiabá da Afip, localizado na Avenida Dom Aquino, próximo ao Sotrauma.
O mutirão atenderá apenas pacientes que já estão agendados e aguardam na fila no ano de 2024.
Para isso, será feito um processo de triagem, em que cada paciente será avisado por telefone sobre o agendamento do exame.
“Nós solicitamos que o paciente inscrito na fila fique de olho no celular e atenda a ligação da Central de Regulação porque muitas vezes ao não atender o telefone depois de três ligações nós não conseguimos agendar”, afirmou Andrea Biachi Linhares, coordenadora técnica da Central de Regulação.
Comentários