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Segunda - 15 de Abril de 2024 às 13:48
Por: Alecy Alves | Sesp-MT

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A mato-grossense Dyjeice Carminatti, 24 anos, vem fazendo sucesso como influenciadora digital mostrando a rotina na roça.
A mato-grossense Dyjeice Carminatti, 24 anos, vem fazendo sucesso como influenciadora digital mostrando a rotina na roça.

Morando em um sítio, na floresta amazônica, a 20 quilômetros do povoado mais próximo, a mato-grossense Dyjeice Carminatti, 24 anos, vem fazendo sucesso como influenciadora digital mostrando a rotina na roça.

Ela vive com os pais e um irmão em um sítio a 20 km da sede do distrito de Paranorte, no Vale do Arinos (nome do rio),onde se chega pela rodovia MT-338.

Paranorte tem um aglomerado de 600 famílias e fica município de Juara (709 km ao Norte de Cuiabá).

Dyjeice não conhece a capital do seu Estado.

Em Cuiabá, diz ela, esteve apenas duas vezes, de passagem para outras regiões do país.

Nas redes sociais, Facebook, Instragran, Kuat, TikTok e canal no Youtube, ela tem mais de 200 mil seguidores.

Há vídeos dela que já alcançaram 600 mil e até de 2 milhões de visualizações.

Divulgação

Djeyce - alimentos

Nas redes sociais, Facebook, Instragran, Kuat, TikTok e canal no Youtube, ela tem mais de 200 mil seguidores

São gravações caseiras exibindo momentos de atividades, como colheita de abóbora, plantio de mandioca, rachando lenha e preparando alimentos.

Rindo, ela diz se surpreender com a reação das pessoas das cidades sobre as coisas mais comuns da roça.

Dyjeice fala, por exemplo, das críticas que recebeu ao postar um vídeo em que aparece jogando cascas de tomate aos porcos direto no chão.

“Gente, aqui é assim. Criamos porcos soltos e eles comem o que servimos e tudo que encontram pela frente”, explica ela.

Nesse dia, ela fazia molho de tomate pelado.

“Teve seguidor que achou isso um absurdo. Que estávamos cometendo maus-tratos contra os animais”, narra ela, sorrindo.

Por causa das críticas de seguidores, teve quem brincou sugerindo servir as cascas em recipiente de porcelana aos porcos, recorda ela.

Outra situação polêmica, conta ela, foi gerada pelo vídeo preparando páprica doce, uma especiaria que tem o pimentão vermelho como principal matéria-prima.

Ela, porém, usou a pimenta doce no preparo, uma espécie de sabor suave que contrasta com os tipos comuns.

O fato de dizer que a pimenta era doce, diz ela, surpreendeu os seguidores.

Por desconhecimento, muitos duvidaram da palavra da influencer e não acreditaram na existência da pimenta que não arde.

Dyjeice lembra que pimenta doce é apenas uma especiaria entre as dezenas de produtos que tiram da roça, no sítio da família.

Nesta semana, as atenções dela se voltaram à colheita do açafrão e processamento da raiz, cuja popularidade cresce não só como iguaria, mas como tempero de pratos.

O açafrão virou moda nos chamados shots, como ingrediente de bebidas com poderes antioxidantes e de emagrecimento.

“Como costumo mostrar nos vídeos, nos alimentamos bem. Consumimos de forma saudável e temos fartura”, assinala ela.

No meio da floresta, claro, não há serviço de entrega de fast food, comidas prontas que nas cidades se compram por aplicativos baixados no celular.

Então, Dyjeice mostra quando dá vontade de comer algo “não tão saudável”, improvisa com produtos .

Tem vídeo dela mostrando todas as etapas dos sanduíches que preparou para a família.

Desde a moagem da carne para o hambúrguer aos pães, até o molho de tomate, o ketchup caipira.

Ela não fala em valores, mas o salário que consegue como infuenciadora a fez, inclusive, desistir da profissão de professora.

Dois anos depois de concluir o curso de Pedagogia, em uma faculdade à distância, diz que não pensa em dar aulas.

“Quero continuar com o que estou fazendo. Crescer nessa área, postando meus vídeos e vivendo aqui, na roça”, diz.

Dyjeice conta que já monetizou alguns canais de divulgação, faz publicidades e está se preparando para ganhar em dólar.

“Firmei contrato com uma agência para trabalhar mais com Kwai (rede social), e devo começar a receber em dólar”, comemora ela.





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