Dengue avança e Mato Grosso já registra 12 mortes, diz Saúde Doença atinge 18.270 casos prováveis neste ano. No Estado, nove cidades já registram óbitos causados pelo vírus
Dados atualizados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que dengue avança e atinge a marca de 18.270 casos prováveis neste ano, em Mato Grosso.
No Estado, nove cidades registram óbitos em decorrência da doença.
Conforme informe epidemiológico da SES-MT, divulgado na última sexta-feira (12), 12 mortes já foram confirmadas em Alto Garças (1), Campo Verde (2), Confresa (1), Cuiabá (2), Nova Mutum (1), Primavera do Leste (1) e Tangará da Serra (4).
Outras quatro seguem em investigação em Alta Floresta, Campo Verde, São José do Povo e Tangará da Serra.
Com os mais de 18,2 mil registros, Mato Grosso apresenta uma alta incidência para a doença, com 495,8 casos para cada 100 mil habitantes, segundo informações do Ministério da Saúde (MS).
Também provocada pelo Aedes aegypti, assim como a dengue e a zika, a chikungunya é outra enfermidade que preocupa.
Neste ano, já são contabilizados 5.467 casos prováveis e quatro óbitos confirmados e outros dois em investigação devido à chikungunya.
Quanto à zika, são 190 casos prováveis, sem mortes.
Vale destacar que dos quatro sorotipos da dengue, dois (DENV-1 e DENV-2) estão em circulação no território mato-grossense.
De acordo com as autoridades públicas, a maior circulação do sorotipo 2, especialmente de uma linhagem identificada há pouco tempo no país, chamada de “cosmopolitana”, é uma das explicações para a explosiva epidemia da doença no país neste ano, além do fato de a cepa ser associada a casos de maior gravidade.
Comentários