Varejo cresce em Mato Grosso, segundo indicador interanual Em MT, observou-se que, em fevereiro de 2024, houve um aumento de 17,1% no índice de vendas do comércio varejista em comparação com o mesmo mês do ano anterior
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) disponibilizou informações atualizadas acerca do desempenho das transações comerciais tanto em âmbito nacional quanto regional. Mato Grosso é citado entre os estados com índices positivos de crescimento no volume de vendas e na receita nominal.
A PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) tem como objetivo gerar indicadores que possibilitem acompanhar a tendência atual do comércio varejista e do comércio varejista ampliado, assim como de seus principais setores.
O comércio varejista, conforme definido pelo IBGE, abrange a revenda de produtos novos e usados, sem alterações, principalmente para o público em geral, para consumo pessoal ou doméstico.
Em Mato Grosso, observou-se que, em fevereiro de 2024, houve um aumento de 17,1% no índice de vendas do comércio varejista em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
O desempenho também foi favorável no comércio varejista ampliado – que engloba o varejo e atividades mais específicas, como a venda de veículos, materiais de construção e o comércio atacadista de bebidas e alimentos – com um crescimento de 5% em relação a fevereiro de 2023.
Os dados do IBGE também mostram que, em fevereiro, a produção industrial em Mato Grosso cresceu 9,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada principalmente pelos setores de manufatura de alimentos. Por outro lado, o índice de volume de prestação de serviços registrou uma queda de 8,8%. Veja abaixo detalhes da pesquisa:
Consumo do varejo em Cuiabá e Várzea Grande
Dados da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope sobre o comportamento dos consumidores trazem insights cruciais para os varejistas e outros profissionais do comércio.
Os resultados indicam que nos últimos 30 dias, as lojas de rua foram as preferidas pelos consumidores na hora de realizar compras pessoais: 29,2% dos participantes confirmaram ter feito suas compras nesses estabelecimentos no último mês, seguido por:
- Shoppings Centers: 25,6%
- Internet: 24,4%
- Hipermercados: 17,8%
- Lojas de departamentos: 15,5%
- Por catálogos: 3,32%
- Em galerias comerciais: 3%
- Outros lugares: 6,36%
O Opinion Box elaborou um relatório de Tendências de Varejo para 2024 e elencou os principais motivos que levam os consumidores brasileiros a optarem por realizar compras em lojas físicas:
Compradores Presenciais: Perfil e Consumo de Mídia
Ao agruparmos os dados do Kantar Ibope sobre os consumidores que fizeram suas compras em Lojas físicas – isto é, deixando de lado aqueles que fizeram compras pela internet, catálogo e outros meios não especificados – podemos examinar mais detalhadamente seus padrões de consumo de mídia.
Em Cuiabá e Várzea Grande, 54% dos entrevistados afirmaram terem feito alguma compra presencial no mês anterior. Isso equivale a mais de 335 mil pessoas.
Qual o perfil desses compradores presenciais? Os dados afirmam que:
- 46% são homens;
- 54% são mulheres;
Classe social
- 38,6% dos compradores presenciais são da classe AB
- 24,3% são da classe C1
- 27,7% são da classe C2
- 9,35% pertencem à classe DE.
Escolaridade
- 0,74% possuem mestrado ou doutorado, pós-graduação ou MBA completo.
- 6,01% possuem mestrado ou doutorado, pós-graduação ou MBA Incompleto.
- 18,0% possuem ensino superior completo.
- 40,1% concluíram o ensino médio, mas não tem o ensino superior completo.
42,4% dizem ser o chefe da família, e 52,8% afirmam ser pai/mãe ou tutor de alguém no domicílio que vivem.
Opiniões de consumo:
- 85,2% das pessoas afirmam que procuram os preços mais baixos quando vão fazer compras.
- 51,7% afirmam que se sentem prazer em realizar qualquer tipo de compra.
- 66,4% das pessoas pensam que as marcas mais conhecidas são melhores.
- 75,8% disseram achar que compensa pagar mais caro por produtos de qualidade.
- 67,7% afirmam que tratam de se manter em dia com os avanços tecnológicos.
- 62,7% disseram se interessar por promoções de produtos com inovações tecnológicas
- 66,6% concordam que com um cartão de crédito conseguem comprar coisas que normalmente não poderiam.
Sobre consumo de mídia
Dos que fizeram compras presenciais:
- 93,7 % Assistiu TV nos últimos 30 dias.
- 97,7% Acessaram a internet últimos 30 dias.
- 56,2% ouviram rádio nos últimos 30 dias
- 86% assistiram TV Centro América nos últimos 30 dias
- Mais de 121.000 afirmaram confiar mais na TV Centro América entre todas as emissoras.
Dos ouvintes da Centro América FM, 65% das pessoas afirmaram ter feito compras presenciais nos últimos 30 dias. Com 20% a mais de propensão para fazer compras presenciais do que o resto da população.
Um dado que impressiona: Apesar de estarem diariamente inseridos no meio digital, 74,3% das pessoas que acessaram nossos portais (g1/ge/ou PP) nos últimos 30 dias afirmam terem feito alguma compra presencial nesse período.
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