Por unanimidade, AL aprova doação de R$ 50 milhões ao RS Expectativa é que governador Mauro Mendes sancione a lei ainda na noite desta quarta-feira (8)
A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na tarde desta quarta-feira (8), o projeto que permite a doação de R$ 50 milhões dos cofres do Estado para o Governo do Rio Grande do Sul.
A expectativa é que o governador Mauro Mendes (União) sancione a medida ainda nesta quarta.
A doação é para auxiliar na recuperação do Estado que sofre com fortes chuvas nos últimos dias. A Defesa Civil anunciou que subiu para 100 o número de mortes e ao menos 128 o número de desaparecidos por conta do desastre.
O recurso será retirado do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação). O montante representa 1,5% do que o Estado está investindo em 2024 em infraestrutura no Estado, e o recurso já consta nos cofres públicos.
Mendes afirmou que o montante irá auxiliar em obras de recuperação de infraestrutura, escolas e casas afetadas pelas fortes chuvas.
Tragédia
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou relatório informando que 417 das 497 cidades gaúchas foram afetadas pelas tempestades –o equivalente a 83,9% do total.
Há 230,4 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 66,7 mil em abrigos e 163,7 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).
Mato Grosso mandou ao estado, na última sexta-feira (3), equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) para auxiliar nas operações de busca e resgate na região.
Comentários