Grupo quer pesquisa como critério para definir entre Lúdio e Stopa Deputado e vice-prefeito disputam a preferência de federação para disputar a vaga de prefeito de Cuiabá
O deputado Lúdio Cabral e o vice-prefeito José Roberto Stopa disputam a candidatura da federação
A presidente do PCdoB em Mato Grosso e da Federação Brasil da Esperança, Lane Costa, apresentou uma lista de critérios para que a esquerda possa escolher o melhor nome para disputar a sucessão da Prefeitura de Cuiabá.
Um dos critérios principais é a pesquisa, agora, como utilizar essas pesquisas é outra coisa
A federação vive um impasse entre os pré-candidatos, deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV).
Na segunda-feira (13), Lane se reuniu com os partidos para propor as diretrizes que o grupo deve seguir.
Os critérios são: análise de pesquisas quantitativas, análise de capacidade de apoio de outros partidos, ou seja, qual pré-candidato aglutinaria mais partidos, e a avaliação das chapas de vereadores dos partidos da federação.
“Vamos dar uma trabalhada nessas propostas para analisar a viabilidade delas. Um dos critérios principais é a pesquisa, mas como utilizar essas pesquisas é outra coisa”, afirmou.
Em entrevista à rádio Cultura, nesta terça-feira (14), Lúdio explicou que ao longo desta semana o PV e PT debaterão internamente a proposta do PCdoB e, na semana que vem, será realizada uma nova reunião para aprovar os critérios e iniciar os debates de que nome representará o grupo.
“Buscamos o consenso na nossa escolha de candidato, para que a gente saia desse processo unido, para que quando anunciarmos [o candidato] seja juntos e fortalecidos”, afirmou.
Pesquisa
Caso seja aprovado o critério de pesquisa para a definição do candidato da federação, Lúdio é quem terá a maior vantagem, já que nos levantamentos de intenção de votos feitos desde o ano passado se mantém em terceiro lugar na lista de pré-candidatos.
Na última pesquisa realizada pela Percent Brasil, o deputado apareceu com 11,7% das intenções de votos. Já Stopa caiu para a quinta posição, com apenas 4,1%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 a 26 de abril de 2024 e ouviu 1.200 pessoas no perímetro urbano e rural de Cuiabá.
O intervalo de confiança de 95%, a sondagem tem margem de erro de 2,83% pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-02633/2024.
Comentários