Quase 142 mil empresas ativas são comandadas por jovens em MT No país, 8 milhões de jovens brasileiros, com idades entre 18 e 24 anos, estão à frente de seus próprios negócios
João Pedro Boesing de apenas 20 anos é um exemplo de alguém que exclui qualquer narrativa de que os jovens de hoje não querem estudar ou trabalhar.
João diz que tem a internet como ferramenta de trabalho. (Foto: arquivo pessoal)E ele prova que faz parte de uma geração criativa. O morador de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, se destaca por inúmeros feitos.
Há pelo menos um ano e meio, ele mergulhou no universo virtual. Tudo para conquistar um público antes do lançamento do seu primeiro livro. A estratégia deu tão certo, que quando ele apresentou ao público sua obra inaugural, intitulada “Entre noites e livros”, com temática LGBTQI+ foi sucesso.
“Se eu quisesse ter alguma relevância, eu precisava ser minimamente conhecido nas redes. Além disso, eu sempre quis me conectar com as pessoas”, explica.
Atualmente ele tem mais de 50 mil seguidores só em uma rede social, três livros vendidos em marketplace e um podcast no Spotfy. João Pedro é realmente imparável, tanto que está prestes a concluir a graduação em letras, com ênfase em inglês.
Um dos livros escritos por João. (Foto: arquivo pessoal)Empreendedorismo juvenil
A exemplo do João Pedro, muitos jovens estão empreendendo, e cada vez mais cedo. Dados da Receita Federal e do Sebrae- MT mostram que no Estado, quase 142 mil empresas ativas são comandadas por jovens entre 18 e 35 anos.
No país, esse número dá um enorme salto. Aproximadamente 8 milhões de jovens brasileiros, com idades entre 18 e 24 anos, estão à frente de seus próprios negócios, segundo pesquisa recente do monitor global de empreendedorismo.
Dados recentes do Sebrae-MT apontam que as principais atividades desenvolvidas por jovens empresários no comércio varejista são: vestuário, cabeleireiro, manicure, e vendas como um todo.
Uso da Internet
O uso da internet está presente em todos os ramos de atividade, independentemente da idade. Entre 20% a 30% dos empresários em geral usam desses meios pra otimizar as vendas.
A pesquisa vai além, a maioria (52%) é do sexo feminino. Considerando essa estimativa é possível dizer que cerca 35 mil empresários estão conectados e atuam usando a internet como ferramenta de venda.
A Analista de negócios do Sebrae-MT, Mariely Fonseca traz dicas para quem quer se popularizar através das redes sociais.
“Escolha sua plataforma com base no seu público alvo, no que o seu público consome. É importante ser autêntico em suas redes, invista em qualidade e mantenha a consistência, e não se esqueça de interagir com seu público, para aumentar a fidelidade da sua audiência”, orienta”.
Comentários