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Sexta - 28 de Junho de 2024 às 06:47
Por: Joice Gonçalves/Primeira Página

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Ficou com dúvida se o seu carro pode ou não pode passar pelo Portão do Inferno, após o anúncio de novas regras? O Primeira Página entrou em contato com a Sinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura) para explicar melhor a nova portaria que proíbe o tráfego de veículos no trecho.

O documento foi divulgado no Diário Oficial desta quinta-feira (27).

Paredão do Portão do Inferno, localizado às margens da MT-251, principal trecho entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. (Foto: TVCA)Paredão do Portão do Inferno, na MT-251, principal trecho entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. (Foto: Wilson Ribeiro/ TVCA)

Segundo a Sinfra, o parâmetro de permissão de passagem é o peso do veículo, que está declarado no licenciamento, independente de estar carregado ou não. Se o peso for de até 3.500 Kg o veículo passa. Se estiver acima, não passa.

Leia mais: Nova portaria: veja veículos que estão proibidos de circularem pelo Portão do Inferno

Ainda conforme a nova portaria, não é permitido reboque (carretinha), independente se estiver vazio ou carregado.

A principal mudança é que veículos como caminhonetes para transporte de cargas e vans de passageiros com peso de até 3,5 toneladas poderão circular na região, até certo ponto.

Para aquelas pessoas que possuem bicicleta, o transporte deve ser feito exclusivamente pelos suporte próprio no carro, caretinhas não podem ser usadas, nem para esse fim.

Sobre caminhões:

A proibição de caminhões no trecho do Portão do Inferno segue a seguinte orientação: até a salgadeira o caminhão pode vir e voltar de Cuiabá, se estiver dentro das especificações máximas, 14 metros, 04 eixos, 29 toneladas, e sem necessidade de AET (Autorização Especial de Trânsito).

Já para caminhões até o Buriti vindos de Chapada, as especificações para ir e voltar são: 14 metros, 04 eixos, 29 toneladas de PBT. Acima disso não passam.

Entenda a situação

O Portão do Inferno, no ano de 2023, ficou marcado por inúmeras movimentações rochosas que atrapalharam o comércio, a infraestrutura e a vida dos chapadenses.

Os desmoronamentos de blocos (veja o vídeo abaixo) ocorrem há alguns anos, porém as ocorrências têm se intensificado desde o começo do período chuvoso, em novembro de 2023. De lá pra cá, o local permanece com o tráfego de veículos prejudicado.


Blocos de rochas sendo retirados da região com risco de deslizamento

A obra


O Governo de Mato Grosso realizou o contrato de R$ 29,5 milhões com a empresa Lotufo Engenharia e Construção para a obra de retaludamento – que consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra.

Com isso, a estrada será recuada em 10 metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local. A obra ainda não começou porque espera o Ibama e o ICMBio autorizarem o início.





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