Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 15 de Julho de 2024 às 13:48
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Secom - Cuiabá

Atualização do ranking do projeto “Vacinômetro”, do Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), traz os 42 municípios com pior cobertura vacinal entre crianças de até dois anos e idosos.

A iniciativa da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico busca contribuir para a melhoria da saúde e o cumprimento dos direitos fundamentais da população.

De acordo com o monitoramento, dentre 11 imunizantes, a vacina contra a influenza é a que teve o pior alcance entre o público da chamada terceira idade.

Os índices de cobertura entre as cidades que aparecem na lista variaram de 39,25%, em Itaúba, a 12,56%, em Alto Boa Vista, este último com pior desempenho.

Entre as crianças menores de dois anos, a vacina contra a varicela foi a que apresentou menor cobertura, tendo 11 cidades com taxa menor de 50%. O “Vacinômetro”, conforme informações da assessoria de imprensa do MP-MT, acompanha também a cobertura dos imunizantes da febre amarela, meningococo C, pentavalente, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, hepatite A e a tríplice viral.

Para reverter o quadro, a Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico recomenda aos promotores de Justiça de Mato Grosso que atuam na área para que adotem as medidas necessárias para intensificar a vacinação nas localidades com baixos índices de imunização.

“Com base nesse monitoramento, solicitamos aos promotores e promotoras de Justiça a adoção das providências necessárias, sejam estas judiciais ou extrajudiciais, para intensificar a vacinação em sua respectiva área de atuação”, afirmou o procurador de Justiça José Antônio Borges Pereira.

O levantamento revela ainda que cinco municípios que constavam no ranking anterior, divulgado há 90 dias, melhoraram seus índices vacinais e não apareceram no levantamento atual. Nesta relação estão Colíder, Colniza, Guarantã do Norte, Itiquira e Vera.

Há ainda outras sete cidades que continuam fora da lista nos dois últimos rankings, por apresentarem uma cobertura vacinal melhor, sendo eles, Diamantino, Feliz Natal, Marcelândia, Nova Ubiratã, Querência, São José do Rio Claro e Tapurah.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/465004/visualizar/