Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Setembro de 2024 às 17:49
Por: Ana Adélia Jácomo/Primeira Página

    Imprimir


Mayke Toscano/Secom-MT

A previsão do tempo para os próximos 15 dias em Cuiabá aponta para mudanças bruscas na temperatura, no entanto, sem qualquer possibilidade de chuva. Com isso, se até o dia 25 de setembro não houver alteração meteorológica, a capital de Mato Grosso deve completar 162 dias sem chuva.

temperatura Previsão é de pancadas de chuvas à tarde e à noite em MTTermômetros marcam entre 21°C e 34°C. (Foto: Helena Corezomaé)Play Video

Advertisement: 0:10

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que a última chuva caiu na capital em 17 de abril, quando houve 4.30 mm de precipitação.

Conforme a agência Climatempo, o alerta de “mudança brusca de temperatura” ocorre três vezes neste mês. A primeira é neste domingo (15) com a máxima de 33º C, sendo que no dia anterior os termômetros batem 41º C.

A segunda trégua no calorão é em 21 de setembro, quando os termômetros vão de 42º C a 33º C em poucas horas. A terceira mudança será em 24 de setembro, quando a mínima é de 25º C, tempo considerado atípico seguindo as máximas que atingem 43º C no restante do mês.

Dos primeiros 10 dias de setembro, 7 atingiram 42° C e, de acordo com o Inmet, a capital pode alcançar 8% de umidade relativa do ar, nesta quarta-feira (11).

Como cuidar da saúde? ⚠️

Em meio a essa situação, de queimadas e tempo seco, manter o ambiente de casa arejado e com boa ventilação é o primeiro tipo de cuidado com a saúde. Confira as dicas da médica Otorrinolaringologista, Angela Rubia.

calorTermômetro registrando 40 ºC. (Foto: Tânia Rego/AgênciaBrasil)

Fazer lavagem nasal com soro fisiológico é outra dica, pois ajuda a manter a mucosa umidificada e diminui a sensação de ardência e sequidão ao respirar.

Umidificar a nossa casa é a terceira dica da especialista. Quem não tem um aparelho que faça isso, pode utilizar toalhas molhadas e deixá-las abertas no ambiente.

Ajustes na rotina também ajudam a evitar o mal-estar em meio a essas condições climáticas, como afirma Angela Rubia.

Atividades físicas, por exemplo, devem ser realizadas em horários nos quais os raios solares estão menos fortes, como no início da manhã e no fim da tarde. A especialista também indica que as atividades sejam feitas em locais arborizados, onde o ar pode estar mais úmido e a temperatura mais amena.

Ajustes na rotina também ajudam a evitar o mal-estar em meio a essas condições climáticas.

Parece clichê, mas, ter o costume de beber água é extremamente necessário para nos ajudar a enfrentar o calorão diariamente.

Segundo a otorrinolaringologista, crianças e idosos devem receber cuidados especiais em meio a essas condições climáticas, já que possuem a saúde mais vulnerável.

parque aquatico aguas quentesAproveitar os dias de calor em um parque aquático pode ser uma boa pedida (Foto: Divulgação)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/465512/visualizar/