Duplicação das BRs 163/364 deve ser licitada pelo RDC
A audiência realizada na tarde da última quarta-feira (11) entre representantes de Mato Grosso e o diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Tarcísio Gomes de Freitas, não teve o resultado que a população esperava. O prazo estabelecido pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para o início do processo de licitação da duplicação das BRs 163/364 ainda no mês de julho, não será cumprido.
De acordo com Freitas, técnicos detectaram a necessidade de correção nos projetos dos viadutos que serão construídos ao longo das rodovias. “O Dnit já solicitou as devidas correções nos projetos, o que deve acontecer no prazo de 3 a 4 semanas. Iremos lançar o edital de licitação logo após este período”, explicou.
Ainda segundo o diretor, o processo de licitação deve ser disponibilizado utilizando o novo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), o que deve dar agilidade no processo de contratação e conclusão das obras.
O governador Silval Barbosa colocou técnicos das secretarias responsáveis pela obra e à disposição do Dnit para agilizar as ações. “Houve por parte do departamento o interesse de conhecer como se deu o RDC integrado no projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) no Estado, o primeiro no Brasil a realizar esta experiência. A nova modalidade agora está disponível para todas as obras da Copa de 2014 e do PAC. Acredito que temos muito a contribuir nesta parceria”, destacou.
No encontro o deputado federal Wellington Fagundes, voltou a ressaltar a importância da inclusão do trecho que liga Rondonópolis ao terminal de cargas da Ferronorte, no pacote de obras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “O projeto de duplicação deste trecho, já foi licitado e o projeto executivo encontra-se em fase final de análise para aprovação. A inserção destes 25 km no projeto de duplicação é de grande importância para Mato Grosso, pois contemplará um dos maiores corredores de tráfego de carretas da região sul do Estado”, afirmou.
Além de Fagundes, integraram a comitiva o governador, o senador Blairo Maggi, secretário estadual Francisco Vuolo, deputado estadual Baiano Filho, prefeito de Rondonópolis, Ananias Filho, e membros do Comitê Pró-Rodovias: Elmo Bertinetti, Paulo Gomes e Miguel Mendes.
Casa Civil
Antes de reunir-se com a equipe do Dnit, a comitiva participou de audiência com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, que garantiu o apoio necessário para liberação dos recursos para as obras de duplicação das BRs 163/364, já assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Comentários