Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Dezembro de 2024 às 07:21
Por: Giordano Tomaseli/Midia News

    Imprimir


Victor Ostetti/MidiaNews

O futuro secretário estadual de Justiça, o delegado Victor Hugo Bruzolato disse que o gargalo principal nas unidades prisionais no Estado é a presença de celulares com os detentos, principalmente líderes de facções criminosas, que ordenam crimes do interior das unidades.

O detento está na unidade para cumprir a pena e não para ter regalias

“Com certeza [o principal gargalo é o celular]. O detento está na unidade para cumprir a pena e não para ter regalias, para que pessoas líderes de facção criminosa continuem liderando o crime, dando ordem de práticas de crimes gravíssimos do interior do sistema penitenciário”, disse.

A declaração foi na segunda-feira (2), após a primeira reunião do Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado, que deve acontecer quinzenalmente e é uma das medidas do Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, lançado pelo governo na última semana.

Bruzolato ressaltou que ainda está como secretário adjunto de administração penitenciária, subordinado à Sesp, e que seu grande foco à frente da nova pasta será inibir a entrada dos itens ilícitos nas unidades.


“Estamos tomando conhecimento da realidade do sistema penitenciário, das unidades prisionais e já adotando de forma concomitante todos os procedimentos devidos. O nosso grande foco principal é impedir que esses ilícitos ingressem nas unidades”, afirmou.

Segundo o delegado, primeiro serão estabelecidas medidas de controle eficiente nas unidades maiores, como na PCE, que depois serão implementadas nas unidades menores e, por fim, nas cadeias públicas.

Neste fim de semana, operações realizadas pela Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública), no âmbito do programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”, resultaram na apreensão de 156 celulares, dezenas de chips, materiais eletrônicos e entorpecentes em várias unidades penais de Mato Grosso.

A Assembleia Legislativa aprovou em duas votações na última quarta-feira (27) o Projeto de Lei Complementar 36/2024, que cria a nova secretaria de Estado. Agora, o PLC foi a sanção do governador, que deve fazer a publicação nos próximos dias.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/466183/visualizar/