Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 12 de Julho de 2012 às 12:59

    Imprimir


Aeroporto de Tangará da Serra: Projeto poderá sair do papel a partir de decisão em Brasília.
Aeroporto de Tangará da Serra: Projeto poderá sair do papel a partir de decisão em Brasília.

O Governo do Estado tratará ainda este mês, em Brasília, de um assunto relevante para Tangará da Serra: o aeroporto municipal. Esta informação chegou ontem ao município, quando um membro da assessoria do governador Silval Barbosa ligou para o secretário municipal de Turismo, Guilherme Schenkel, buscando informações sobre a unidade aeroportuária tangaraense.

Segundo Guilherme Schenkel, as informações solicitadas referiam-se ao projeto do aeroporto, à demanda por vôos no município e o fluxo atual de pousos e decolagens. “Estamos reunindo todos os dados, números e estatísticas para repassarmos ao governo”, informou o secretário.

Considerado fundamental para o fortalecimento da economia do município, o aeroporto ainda precisa ter seu projeto protocolado na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) para sair do papel. As conversações entre os governos estadual e federal terão por objetivo destinar recursos para a execução dos projetos dos principais aeroportos do interior de Mato Grosso, entre eles o de Tangará da Serra.

O projeto já está concebido, o que representa certa facilidade na montagem do processo para requerer os recursos em Brasília, através da inclusão no PROFAA (Programa Federal de Auxílio a Aeroportos). “Vamos reunir toda a documentação e encaminhar. O aeroporto é importante para a economia de Tangará da Serra”, disse Schenkel, que destaca importância estratégica também para toda a região, que inclui municípios como Campo Novo do Parecis, Barra do Bugres, Sapezal e Diamantino.


O governo federal prevê, até 2015, investimentos na ordem de R$ 2,3 bilhões na implantação e ampliação de pistas, em pátios de aeronaves, terminais de passageiros e estacionamentos. Somente para Mato Grosso os valores estimados são de R$ 237 milhões. Nestes valores não estão incluídos os investimentos da Infraero nos aeroportos das capitais.


PROJETO - Segundo projeto desenvolvido ainda em 2010 pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, a nova estrutura aeroportuária inclui terminal de embarque e desembarque de passageiros com 600 m², seis hangares, espaço para abastecimento e para o Corpo de Bombeiros.

O acesso ao aeroporto também receberá obras, com uma avenida e iluminação. Quanto à reforma da pista de 1.520 metros, a capacidade projetada comportará pousos e decolagens de aeronaves do tipo ATR-72.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/46621/visualizar/