­
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Janeiro de 2025 às 10:19
Por: Gabi Braz/Primeira Página

    Imprimir


Com o estoque de bolsas de sangue em níveis críticos, o MT-Hemocentro pede ajuda da população para doações, que podem salvar vidas de pacientes em hospitais públicos por todo Mato Grosso.

Mulher sentada em cadeira realizando doação de sangue, com um objeto macio em formato de coração na mãoAo doar sangue para o MT-Hemocentro, você pode salvar vidas por todo Mato Grosso. (Foto: Ilustrativa/Reprodução)

Segundo a diretora da unidade, Gian Carla Zenela, são necessárias ao menos 160 bolsas de sangue O+ para manter o estoque estratégico de doações. No entando, desde o fim do ano passado e início deste ano, o número ainda não foi atingido.

Mas, independente do seu tipo sanguíneo, você pode ajudar nessa causa! 🅾️🅱️🆎🅰️

Na sede do MT-Hemocentro, em Cuiabá, as doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira e, para facilitar, você pode deixar seu horário agendado por meio deste link – informando dados pessoais e o tipo sanguíneo.

Outra forma de agendar é por meio deste WhatsApp ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e emite atestado de comparecimento para os doadores.

DOACOES DE SANGUE MT HEMOCENTRO

Quem pode doar sangue? 🩸

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg, estar bem de saúde e ter feito uma refeição equilibrada antes da doação, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Além disso, no momento da doação, é preciso levar um documento de identificação com foto.

Os homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo de dois meses entre as doações. Já as mulheres podem doar somente três vezes anualmente, respeitando o intervalo de dois meses.

Em uma coleta, são captados até 450 ml de sangue por sessão e, após a doação, recomenda-se que a pessoa evite exercícios físicos e consumo de bebidas alcoólicas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/466817/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp