Semeadura do algodão avança e supera média dos últimos anos O avanço foi impulsionado pela melhora nas condições climáticas, com redução das chuvas

Dados atualizados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que a semeadura do algodão da safra 2024/25 avançou 16,12 pontos percentuais, na última semana em Mato Grosso.
O avanço foi impulsionado pela melhora nas condições climáticas, com redução das chuvas, o que permitiu aos produtores intensificarem o plantio.
Como explicam os analistas do Imea, 95,68% da área prevista para a cultura já havia sido plantada até o último dia 14.
O índice supera a média dos últimos cinco anos, mas ainda está 4,29 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período da safra passada, o ciclo 2023/24).
Dentre as regiões do Estado, a Nordeste apresenta o maior avanço, com 99,08% da área plantada, enquanto a Noroeste segue mais atrasada, com 90,88% da semeadura concluída.
Segundo os analistas, apesar do bom ritmo, um ponto de atenção segue direcionado às condições climáticas ao longo do ciclo, já que mais de 40% das lavouras foram semeadas fora da janela ideal, o que pode impactar a produtividade da safra.
Comentários