Bancada do Agro avalia rompimento com ministro, diz CNN
Maior bancada do Congresso Nacional, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), avalia um rompimento político com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD). A articulação passou a ser avaliada após o gestor criticar a FPA, diante da suspensão do Plano Safra na semana passada.
Na ocasião, Fávaro disse que os parlamentares deveriam cobrar a votação do orçamento, que acabou impactado diretamente no corte temporário das linhas de crédito do agronegócio.
“A FPA, que foi criada para defender os produtores rurais, deveria estar mais preocupada em votar o orçamento do que em produzir críticas ao governo. Se isso tivesse ocorrido, não haveria paralisação”, disse Fávaro.
De acordo com a CNN, a reação do ministro da Agricultura extrapolou “limites razoáveis” e que o assunto será avaliado nesta terça-feira (25). Além disso, há uma avaliação na bancada que Fávaro não está no centro de decisões relevantes para o setor e que o episódio do Plano Safra acabou demonstrando isso. O conjunto desses fatores abriu um debate interno sobre um rompimento político da FPA com ele.
“O ministro Fávaro está cuidando do ministério e nós da FPA cuidamos do agro. Isso está claro e vamos deixar claro isso na manifestação que faremos nesta terça-feira. E também deixaremos claro que a FPA não gostou da interrupção do Plano Safra pelo governo, mas que festeja a sua retomada e que vai manter diálogo com sobre o Plano Safra e outros assuntos do setor com o Palácio do Planalto”, afirmou à CNN o vice-presidente da FPA, deputado Arnaldo jardim (Cidadania-SP).
Comentários