­
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 27 de Fevereiro de 2025 às 14:51
Por: Vitória Gomes e Giordano Tomaselli/Mídia News

    Imprimir


O deputado estadual Eduardo Botelho convocou uma audiência pública para discutir o tema
O deputado estadual Eduardo Botelho convocou uma audiência pública para discutir o tema

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) defendeu a abertura de um inquérito para investigar quem autorizou a venda de itens supérfluos nos mercadinhos dos presídios de Mato Grosso.

A secretaria deveria imediatamente instaurar um inquérito para ver quem que autorizou, porque se entrou lá é porque a secretaria permitiu

Uma vistoria realizada neste mês pela Secretaria Estadual de Justiça constatou que os detentos têm acesso a produtos de primeira qualidade, como azeite de oliva, Nutella, amaciante de roupas, cigarros Marlboro e até cuecas da grife de luxo Calvin Klein.

“A Secretaria deveria imediatamente instaurar um inquérito para ver quem que autorizou, porque se entrou lá é porque a secretaria permitiu, porque os agentes permitiram. Não era para entrar. Como que entra um produto desses? Entrou porque eles permitiram”, afirmou.

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Botelho convocou uma audiência pública entre autoridades do Executivo, Judiciário, especialistas e parlamentares para discutir a proibição ou liberação dos mercadinhos.


Neste ano o governador Mauro Mendes (União) vetou um artigo de uma lei aprovada na Assembleia Legislativa que permitia o funcionamento das estruturas dentro das cadeias.

Agora os deputados estaduais devem votar pela derrubada ou permanência do veto. A audiência, segundo Botelho, é para ouvir tanto o lado do Executivo quanto o lado do Judiciário, que tem divergido nas opiniões.

Questionado sobre seu posicionamento, Botelho admitiu ser contra a existência dos comércios nos presídios. No entanto, defendeu o diálogo.

“Nós todos temos esse pensamento de que inicialmente a gente é contra. Agora nós precisamos de todos os lados, para que os deputados tenham uma decisão isenta do sentimento popular”, disse.

Para Botelho, mesmo se o veto de Mendes for derrubado, a expectativa é que aumente o rigor da vistoria daquilo que é vendido nas cadeias.

“Agora vai vir um aperto maior, né? Porque já existe, só entra lá produtos autorizados. Se entrou é porque alguém autorizou a entrada deles. Esse é o problema. Agora, com a lei, com a ordem judicial, fica mais forte. Porque doravante se houver autorização, se entrar produto supérfluo pode até prender essas pessoas que estão desobedecendo uma ordem judicial.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/467196/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp