Entenda o verdadeiro significado da Quaresma Nesta quarta-feira, 5 de março, a igreja católica celebra a Quarta-feira de Cinzas e, com ela, o início desse tempo de penitência e oração intensa
Nesta quarta-feira, 5 de março, a igreja católica celebra a Quarta-feira de Cinzas e, com ela, o início da Quaresma, tempo de penitência e oração intensa. Esse período remete ao arrependimento dos pecados e volta para Deus, e para os fiéis, é a preparação para a Páscoa.
Tem alguma dúvida? Não entende direito o significado desse período? Vem que o Primeira Página te explica tudo sobre a Quaresma!

A Quaresma é um dos cinco Tempos do calendário litúrgico católico, junto com o Advento, o Natal, a Páscoa e o Tempo Comum.
Colocado em ordem, ele precede a Páscoa e é um período solene centrado na oração, no jejum e na esmola; como explica Frei Jussié José da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Campo Grande.
“A liturgia da Igreja Católica Apostólica Romana é marcada pelo ano litúrgico, ou seja, a vida de Jesus que é celebrada ao longo do ano em cada etapa: do advento, do Natal, do tempo comum, da Quaresma, da Páscoa.
Em cada etapas é celebrada a caminhada de Jesus; o mistério da encarnação, vida, paixão e ressurreição de Jesus. No tempo Quaresmal, a comunidade cristã católica celebra esta preparação penitencial com orações, jejum, revisão de vida e conversão em preparação para a Páscoa do Senhor, que é o mistério da ressurreição, de Jesus e a nossa ressurreição”
Frei Jussié
Esse período remete ainda aos 40 dias que Jesus ficou no deserto sofrendo tentações e aos 40 anos que o povo de Deus passou no deserto até adentrar a Terra prometida; por isso, a Igreja, o novo povo de Deus, se prepara durante quarenta dias para celebrar a Páscoa do Senhor.
A contagem começa sempre na Quarta-feira de Cinzas, quando os fiéis recebem a cinzas bentas sobre a testa, uma lembrança de que todos morrerão e voltarão ao “pó da terra”.
Em outras palavras, é um período de purificação e renovação da vida cristã, um tempo para intensificar a caminhada à conversão, para dar morte ao velho e romper com o pecado que afasta do plano de Deus, é por isso que é comum as promessas e a abstinência de alimentos, bebidas e até vícios.
Mais que isso, para a igreja, é o momento de se aproximar da Palavra, por isso também um dos ensinamentos da Quaresma é o reforço das leituras bíblicas e dos textos eucológicos, que nada mais são do que as orações que nós dirigimos a Deus.
“No decorrer desses 40 dias da Quaresma, a comunidade cristã é chamada a prática de penitência e de oração. Nas sextas-feiras, tem a Via Sacra, que é o caminho santo de Jesus até o calvário, até a sua morte na cruz. Celebramos também os momentos penitenciais para ajudar cada fiel a conversão do seu coração. É o oportuno do tempo quaresmal buscar a confissão, ou seja, a reconciliação consigo mesmo, com Deus e com os irmãos”.
Frei Jussié
A Quaresma termina com o início da Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, que esse ano será no dia 17 de abril.
Perguntas frequentes sobre a Quaresma
Qual é a duração da Quaresma?
A Quaresma dura 40 dias – da Quarta-feira de Cinzas à Quinta-feira Santa, excluindo os domingos. Os domingos são uma parte importante da Quaresma, mas não são incluídos na contagem porque todo domingo é lembrado e celebrado a Ressurreição de Cristo na missa.
Os domingos contam na Quaresma?
Tecnicamente, a Igreja não obriga a jejuar aos domingos. No entanto, os domingos durante a Quaresma ainda fazem parte do período. Optar por continuar seu sacrifício quaresmal no domingo é uma escolha pessoal.
Quando termina a Quaresma?
A Quaresma termina com o início da Missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa. Este ano, a Quaresma termina em 17 de abril de 2025.
Quando é a Sexta-feira Santa?
A Sexta-feira Santa ocorre entre o Domingo de Ramos (o último domingo da Quaresma) e a Páscoa, como parte do Tríduo Pascal. Neste ano ocorrerá em 18 de abril, um dia após a Quinta-feira Santa.
Quando é a Páscoa em 2025?
A Páscoa será no domingo, 20 de abril.
(Fonte: Canção Nova)
Comentários