Pivetta diz que trocará secretariado caso assuma governo em definitivo
O vice-governador do Estado, Otaviano Pivetta (Republicanos) antecipou que, caso assuma o governo do Estado em definitivo, a partir de abril de 2026, fará troca em várias secretarias. Segundo ele, é preciso corrigir alguns rumos. “Se isso acontecer, vai ter mudanças. Apesar do alinhamento que nós temos [ele e o governador Mauro Mendes (União)] nas questões básicas, eu tenho minhas ideias e acho que temos que corrigir alguns rumos”, disse nesta terça-feira (25) em conversa com a imprensa.
Pivetta avalia que o governo Mauro Mendes envelheceu, já que está em seu sétimo ano, e é preciso integrar novos pensamentos, novas pessoas, para reoxigenar a administração estadual. A declaração de Pivetta reafirma a intenção do governador em disputar o Senado no próximo ano. Para isso, ele precisará renunciar ao cargo até o dia 31 de março, para estar apto ao pleito eleitoral de outubro de 2026.
O vice-governador tem um acordo com Mendes para que ele apoie sua candidatura ao governo em 2026.O chefe do Executivo tem reafirmado em suas declarações tal acordo, contudo, se aproxima do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para ter o apoio dos bolsonaristas ao Senado.
No entanto, o PL tem a intenção de lançar candidatura própria ao governo, tendo como pré-candidatos o senador Wellington Fagundes (PL) e o empresário Odilio Balbinotti Filho. Além disso, dentro do próprio União Brasil, o apoio a Pivetta não é consenso.
Tanto que o senador Jayme Campos (União) já afirmou que poderá se lançar ao governo, caso seja excluído do processo. Ele também alegou que o apoio a Pivetta é uma questão pessoal do governador e o partido ainda não discutiu o tema.
Otaviano Pivetta tem sido fiel ao governador Mauro Mendes desde 2010, quando os dois disputaram o governo e foram derrotados por Silval Barbosa. Em 2018 voltaram a reeditar a dobradinha e foram eleitos e reeleitos em 2022, ambos no 1º turno. Ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Pivetta é considerado uma das grandes lideranças da região norte do Estado.
Comentários