Lula altera agenda e cancela visita com Fávaro em Campo Verde
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cancelou a visita ao Estado, que seria realizada no sábado (17), na cidade de Campo Verde (131 km de Cuiabá). Na ocasião, o presidente participaria do lançamento do Programa Solo Vivo, que auxiliará pequenos produtores rurais com linhas de crédito para compra de máquinas, equipamentos, calcários e fosfato, junto do ministro de Agricultura de Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro (PSD).
A informação foi confirmada pela comunicação do MAPA, ainda nesta sexta-feira (16). De acordo com o comunicado, as alterações ocorreram a pedido de Lula por mudanças em seus compromissos oficiais.
“O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que devido às alterações na agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a cerimônia de lançamento do programa Solo Vivo e entrega de máquinas prevista para este sábado (17), em Campo Verde (MT), foi adiada. Em breve, informaremos a nova data do evento” , diz trecho do comunicado.
Essa seria a quarta visita de Lula ao Estado durante o terceiro mandato. A primeira ocorreu em 2023, quando o petista veio em Rondonópolis (212 km de Cuiabá) entregar condomínios residências. Depois, em 2024, o presidente veio na Cerimônia de Entrega das Obras de Ampliação e Modernização dos Aeroportos de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta e, além disso, entregou o Residencial Colinas Douradas I e II, em Várzea Grande.
Em abril deste ano, Lula esteve São Felix do Araguaia (1.149 km de Cuiabá), onde encontrou com o cacique Raoni, concedendo-lhe Ordem Nacional do Mérito, que considera uma das vozes mais influentes do Brasil na defesa dos povos indígenas e do meio ambiente. Raoni foi condecorado no grau Grã-Cruz, o mais alto dos 5 da Ordem Nacional do Mérito.
Em 2022, apesar da vitória, no Estado, o petista não conseguiu superar a votação de Bolsonaro (PL) em nenhum município. À época, o então Bolsonaro alcançou 65,08% da preferência dos eleitores, totalizando 1.216.730 de votos. Lula recebeu 34,92% dos votos – ou seja, 652.786 – no segundo turno das eleições.

Comentários