Inverno começa nesta sexta-feira: será que vai fazer frio? Solstício de inverno marca início da nova estação no hemisfério sul; ondas de frio intensas ainda podem atingir regiões como Norte e Centro-Oeste
O inverno de 2025 começa oficialmente nesta sexta-feira (20), às 23h42 (horário de Brasília). Nesse exato momento, ocorre o solstício de inverno no hemisfério sul, evento astronômico que marca a noite mais longa do ano e o início da estação mais fria.
De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o fenômeno ocorre devido à inclinação do eixo da Terra e seu movimento de translação ao redor do Sol.
Meteorologia prevê temperaturas médias a mais altas. (Foto: reprodução)“As estações do ano acontecem devido à inclinação do eixo de rotação da terra em relação ao seu plano de órbita e também devido à sua translação em torno do sol. O início das estações está associado aos solstícios e aos equinócios”, explica.
Durante o solstício, o sol atinge seu ponto mais ao norte ou ao sul no céu, dependendo do hemisfério. Essa posição extrema, observada há milênios por astrônomos, faz com que ele pareça “parado” por alguns dias, antes de iniciar o movimento contrário.
“Nos solstícios, o sol nasce e se põe em seus pontos mais afastados dos pontos cardeais leste e oeste, e depois começa a ‘voltar’, se aproximando gradualmente do leste e oeste novamente”, destaca Josina.
Mudança na duração dos dias
Com a chegada do inverno, os dias passam a ser mais curtos e as noites mais longas. Esse efeito é mais perceptível nas regiões mais distantes do Equador.
“Quanto maior a latitude, mais se percebe essa diferença. Chega a um ponto, nos polos, em que o Sol não nasce durante o inverno ou não se põe durante o verão”, detalha a astrônoma.
A data do início do inverno pode variar entre os dias 20 e 21 de junho, uma diferença explicada por fatores astronômicos como a precessão dos equinócios e a discrepância entre o ano civil e o ano trópico, ajustada com o uso dos anos bissextos.
Perspectiva climática
Segundo a Climatempo, o inverno de 2025 deve ser marcado por temperaturas médias a mais altas do que o normal na maior parte do país, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Paraná. Mesmo assim, ondas de frio mais intensas não estão descartadas.
“Algumas massas de ar polar podem avançar com força suficiente para atingir até áreas do Norte do Brasil, provocando o fenômeno conhecido como friagem, comum em regiões como Rondônia, Acre e sul do Amazonas”, informou a previsão.

Comentários