Reajuste no transporte intermunicipal será cobrado a partir desta terça A expectativa era de que o reajuste passasse a valer já a partir de hoje (23), conforme determinação da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER-MT).
O aumento na tarifa do transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande será cobrado a partir desta terça-feira (24). A informação foi confirmada pela Associação Mato-grossense de Transportes Urbanos (AMTU).
A passagem será reajustada de R$ 4,95 para R$ 5,95, após três anos com tarifas congeladas.

A expectativa era de que o reajuste passasse a valer já a partir desta segunda (23), conforme determinação da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER-MT), que foi quem aprovou o aumento. No entanto, a concessionária de transporte ainda está finalizando a atualização da bilheteria.
Conforme a Ager, o cálculo da nova tarifa foi feito com base no custo total da operação, dividido pelo número de passageiros pagantes. No entanto, a queda na demanda nos últimos anos contribuiu para a elevação do valor final da passagem, já que o custo do sistema passou a ser rateado entre menos usuários.
Na média diária dos últimos 12 meses, a empresa transportou 21.020 passageiros (média mensal de 630.592), dos quais 10.946 (52,11%) foram pagantes, 9.148 (43,5%) utilizaram gratuidade total e 926 (4,4%) tiveram direito à meia passagem.
O contrato vigente prevê uma frota de 62 veículos, sendo 57 em operação e 5 destinados à reserva e manutenção.
Como parte das medidas para melhorar o serviço, a AGER-MT determinou que o Consórcio Metropolitano de Transportes apresente um novo quadro de horários, garantindo o cumprimento da quilometragem contratual mensal de 340.786,81 km.

Comentários