Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 28 de Julho de 2025 às 16:53
Por: Fred Moraes/Gazeta Digital

    Imprimir


Em um ano, casos de violência contra a população LGBTQIAPN+ registrou um aumento de 85% em Mato Grosso. De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os crimes de estupros e homicídios contra o grupo quase dobraram de 2023 para 2024. Apenas os registros de lesão corporal tiveram uma leve queda, inferior a 3%.

O estudo mostrou que o número de homicídios saltou de 7 para 13 mortes, em 12 meses, configurando alta de 85,7%. Outro dado alarmante foi o crescimento dos casos de estupro cometidos contra pessoas LGBTQIAPN+, partindo de um único ataque em 2023, para 9 em 2024, crescimento de 800%. Lesão corporal foi a única categoria com redução. Em 2023 foram 39 ocorrências, já no ano seguinte 38, uma redução de 2,6%.

Anuário Brasileiro

Anuário Brasileiro

ANUÁRIO, VIOLÊNCIA - MT

Com os altos índices dos crimes, Mato Grosso aparece entre os mais perigosos para a comunidade no país.

- Oitavo lugar dos que mais abusam.
- Sexto lugar entre os que mais matam.
- Décimo sexto lugar entre os estados com mais casos de lesões corporais.

O anuário considera dados sobre violência no Brasil, incluindo mortes violentas intencionais, violência contra mulheres (como feminicídios e estupros), violência contra crianças e adolescentes, crimes patrimoniais (como roubos e furtos), e outros indicadores de violência. Além disso, analisa a violência por raça, gênero, faixa etária, e uso de armas de fogo, entre outros fatores.


O levantamento é produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e utiliza informações fornecidas por secretarias estaduais de segurança pública, polícias civis, militares, federal, e outras fontes oficiais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/468805/visualizar/