Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 20 de Setembro de 2025 às 09:47
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Agência Brasil
De acordo com o Sinesp, em média, o trânsito causou morte de três pessoas por dia, até agosto deste ano, em Mato Grosso
De acordo com o Sinesp, em média, o trânsito causou morte de três pessoas por dia, até agosto deste ano, em Mato Grosso

Evitáveis, as tragédias no trânsito causam impactos devastadores para as famílias das vítimas.

Somente de janeiro a agosto deste ano, 654 pessoas perderam a vida em decorrência de acidentes nas ruas e avenidas que cortam os 142 municípios de Mato Grosso.

Esse número é superior à quantidade de homicídios dolosos, com 443 mortes registradas no mesmo período.

Os dados, do Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), mostram, em números absolutos, o trânsito como o principal responsável pelos óbitos violentos ocorridos no Estado.

Entre as principais causas, estão a negligência ou imprudência dos condutores, a falta de fiscalização, falhas ou deficiência na sinalização, desrespeitos às leis, consumo de álcool e outras drogas ao dirigir.

Para sensibilizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres sobre a importância de adotar atitudes responsáveis para um trânsito mais seguro e humano diversas, ações estão sendo realizadas pelas autoridades públicas municipais e estadual, como parte da “Semana Nacional de Trânsito – Educatran/2025”, que começou na última quinta-feira (18) e prossegue até o dia 25 deste mês.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito, as atividades acontecem em Cuiabá e Várzea Grande, e demais cidades do interior do Estado.

Entre as iniciativas estão palestras orientativas em empresas e escolas, abordagem educativa ao cidadão e oficinas pedagógicas.

Em Cuiabá, por exemplo, foi realizada, na sexta-feira(19), uma palestra para motoristas do transporte coletivo e o projeto “Cine Tour”, com estudantes da Escola Municipal Tereza Lobo.

Ao longo da próxima semana, estão previstas atividades externas de rua; palestras para jovem na Escola Espaço do Saber e diálogo interativo com alunos de uma escola particular.

Presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos destacou a importância da semana nacional como um momento para reforçar o dever de todos com condutas seguras no trânsito, para salvar vidas.

“Esta semana é um momento em que todos estamos mobilizados no reforço das ações preventivas com foco na redução dos sinistros de trânsito, especialmente com vítimas fatais”, disse, por meio da assessoria de imprensa.

“Ao longo do ano, o Detran-MT sempre leva ações educativas a diversos públicos no Estado. Precisamos sempre trabalhar a mudança de comportamento e a sensibilização de todos para construirmos uma cultura de paz no trânsito”, completou.

OUTROS DADOS - De acordo com o Sinesp, em média, o trânsito causou morte de três pessoas por dia, até agosto deste ano, em Mato Grosso.

Comparado ao mesmo período de 2024, com 615 mortes, o Estado registra um aumento de 6,34% no número de óbitos em decorrência aos sinistros.

Ao longo do ano passado, foram 1.001 mortes.

Agosto passado foi o mês com maior número de vítimas fatais: 113.

Já os homens (524) respondem pela maioria dos óbitos.

Entre as cidades com maior número de vítimas, estão Cuiabá (53), Sinop (43), Rondonópolis (38), Várzea Grande (35), Sorriso (26), Lucas do Rio Verde (19), Nova Mutum (17), Tangará da Serra (12), Alta Floresta e Juína, ambos municípios com 13.

No país, já são mais de 16,3 mil óbitos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/469432/visualizar/