Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Setembro de 2025 às 18:18
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Via Brasil BR 163

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definiu os termos do reajuste da tarifa de pedágio na BR-163, no trecho concedido à Nova Rota do Oeste, que vai de Itiquira (357 km ao Sul de Cuiabá) a Sinop (503 km ao Norte).

A cobrança dos novos valores passou a valer a zero hora de sábado (27), nas nove praças de pedágio.

O reajuste reflete a recomposição da inflação e a inclusão de importantes novas obrigações contratuais, que eram demandas da sociedade de Mato Grosso.

Na prática, as tarifas variam entre R$ 5,40 e R$ 10,40, de acordo com a praça de pedágio, conforme estabelecido no contrato de concessão.

De acordo com a Nova Rota, o índice de reajuste aprovado pela Agência foi de 10,77%.

A maior parte desse percentual corresponde à inflação acumulada em 12 meses (IPCA de 5,23%).

A tarifa também foi impactada pela inclusão de novos investimentos.

Entre as obrigações incorporadas à concessão, estão a implantação, manutenção e operação de 45 equipamentos controladores de velocidade (radares/redutores); realização de desapropriações necessárias para a continuidade da duplicação; e implantação de conectividade 4G, ao longo da BR-163/MT.

Também estão previstas a construção de uma área de escape na Serra de São Vicente (km 349 da BR-364); e a duplicação do trecho entre Várzea Grande e Rosário Oeste (120 km ao Norte da Capital), que, originalmente, estava sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), mas no início do ano foi repassado para a Nova Rota.

“É importante destacar que os novos serviços já estão contratados e em execução”, informou, por meio de nota.

Atualmente, a concessionária mantém oito contratos ativos para obras de duplicação, entre Cuiabá e Sinop.

Além disso, em julho deste ano, foi assinada a ordem de serviço para a construção da área de escape na Serra de São Vicente e para a implantação da conectividade 4G.

Esses investimentos foram incorporados ao contrato de concessão, por meio da Revisão Quinquenal, aprovada pela ANTT em janeiro deste ano.

Com Assessoria de Imprensa





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/469546/visualizar/