Saúde de Água Boa investiga caso suspeito de intoxicação por metanol O paciente procurou o pronto-atendimento do Hospital Regional de Água Boa no dia 16 deste mês após apresentar os sintomas de intoxicação por metanol
Um possível caso de intoxicação por metanol é investigado pela Secretaria de Saúde de Água Boa (MT). O paciente, que deu entrada no Hospital Regional no dia 16 deste mês com sintomas compatíveis com o envenenamento, apresentou melhora e recebeu alta dois dias depois. Embora o diagnóstico inicial tenha apontado intoxicação pelo composto químico, o hospital informou que não houve exame laboratorial que confirmasse a substância no organismo.
Secretaria de Saúde investiga caso de intoxicação por metanol em Água Boa. (Foto: Google Maps)Após estabilização do quadro clínico, o paciente solicitou alta médica no dia 18 de outubro e foi dada pelo hospital. A equipe médica orientou o paciente quanto à necessidade de acompanhamento médico especializado e a realização de novos exames em outros serviços de saúde.
“Ressaltamos que até o momento não há confirmação laboratorial ou clínica de intoxicação por metanol em nenhum paciente atendido nesta unidade hospitalar”, diz trecho da nota.
O secretário de saúde de Água Boa, Eberson Mateus dos Santos, informou ainda que investiga o caso junto com a Polícia Civil que fará a análise dos frascos da bebida.
O Primeira Página procurou a Secretaria de Estado de Saúde (MT), mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.
Casos
Em Várzea Grande, um paciente deu entrada na semana passada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após apresentar sintomas de intoxicação. Ele não apresentou melhoras e precisou ser transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Cuiabá, onde permanece internado.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o paciente recebeu nessa segunda-feira a 2ª dose de fomepizol, visto que, os sintomas ainda estavam se manifestando, como visão turva.
Cuiabá recebeu ampolas de fomepizol para tratar intoxicações. (Foto: Rafael Nascimento/MS)Tratamento
Mato Grosso recebeu 28 ampolas do antídoto Fomepizol para o tratamento de pessoas intoxicadas por metanol. Apesar da capital ter recebido, o antídoto é para ser usado na medicação de pacientes de todo o estado.

Comentários