Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 12 de Novembro de 2025 às 15:21
Por: Jardes Johnson/Primeira Página

    Imprimir


Após uma denúncia anônima, o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) flagrou uma rinha de galos em pleno funcionamento em uma casa, no bairro Altos da Serra, em Cuiabá. O flagrante ocorreu na segunda-feira (10) e foi divulgado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nesta quarta-feira (12).

Segundo o 1º Sargento da Polícia Militar Marcello Amui, foram encontrados 24 galos preso, com sinais de ferimentos e mutilações, o que confirmou a denúncia de maus-tratos a animais. Na ação, a equipe encontrou uma estrutura preparada para para o combate entre os animais.

24 galos são resgatados de rinha em Cuiabá. - Foto: TJMT24 galos são resgatados de rinha em Cuiabá. – Foto: TJMT

No local, havia baias separadas, galos com a espora retirada para acoplar lâminas artificiais, anabolizantes e outros indícios do crime.

Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi encaminhado à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) para prestar esclarecimentos. Os animais permaneceram sob responsabilidade dele, na condição de fiel depositário, até decisão judicial sobre o destino das aves.

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada e constatou o crime de maus-tratos.

No local, foram encontrados anabolizantes e outros indícios do crime. - Foto: TJMTNo local, foram encontrados anabolizantes e outros indícios do crime. – Foto: TJMT

O que diz a lei

Conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), submeter animais a maus-tratos é crime, com pena de até cinco anos de prisão e multa. O uso de galos em rinhas também configura crime de crueldade e pode acarretar sanções penais e administrativas.

O Juvam alerta que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima por meio do disk-denúncia: 3648-6880.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/470082/visualizar/