Boletim da Conab aponta aumento de 20% em mamão papaya em MT Índice é relativo à primeira quinzena de novembro
Em boletim divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o preço do mamão papaya em Mato Grosso aumentou 20% nesta primeira quinzena de novembro. Em outubro, os índices nacionais apontaram queda de 5,05%. A recente alta foi registrada na Ceasa (Central de Abastecimento) de Cuiabá e divulgada no 11º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro, atualizado nesta semana.
Boletim apontou aumento no preço do mamão papaya e queda no tomate e cenoura(Foto: Reprodução)Em outubro, o preço da fruta começou o mês em alta impulsionado pela maior demanda e oferta reduzida. No entanto, após a segunda quinzena do mês, os preços recuaram em razão da menor procura pelo produto, da maior quantidade da fruta encontrada nos mercados analisados, e da elevação das temperaturas. Com isso, a média ponderada de preços em outubro registrou uma redução de 5,05% em relação a setembro.
Em nova análise, a primeira quinzena de novembro apresenta alta nos preços. Segundo o documento, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas na média ou acima nas principais áreas produtoras. Caso sejam muito intensas, podem contribuir para a diminuição da produtividade e da rentabilidade da produção, devido ao aumento de custos para combate à pragas.
Quedas
Apesar do aumento no preço do mamão papaya, a primeira quinzena de novembro trouxe quedas significativas em algumas hortaliças. No caso da cenoura, em 30 ceasas analisadas, houve recuo no preço. Em São Paulo, por exemplo, a queda chega a 20%. O tomate também apresenta queda, que dependendo da região chega a 27%.
Em relação ao alface, apesar de ainda não registrar queda na primeira quinzena de novembro, a hortaliça vem apresentando queda há três meses consecutivos. Em agosto, o declínio foi de 8,77%, em setembro a queda foi maior, de 16,01%, e em outubro, a redução foi de 7,27% em relação à média
de setembro.
Metodologia
O Boletim apresentado pela Conab analisa a comercialização nas ceasas do país das hortaliças e frutas que possuem maior peso no cálculo do índice de inflação oficial, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

Comentários