Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 27 de Novembro de 2025 às 13:33
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


No acumulado de janeiro a outubro de 2025, o volume exportado pelo Estado ficou 35,19% acima de igual período de 2024
No acumulado de janeiro a outubro de 2025, o volume exportado pelo Estado ficou 35,19% acima de igual período de 2024

O Governo dos Estados Unidos reduziu a tarifa sobre dezenas de itens alimentícios, incluindo carne bovina.

A medida reverte parte das sobretaxas adotadas em 2025 e busca aliviar a pressão nos preços de alimentos no mercado americano.

Para o setor em Mato Grosso, o efeito esperado é ganho de competitividade e previsibilidade nas vendas externas.


A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) classificou a decisão como positiva para a cadeia da carne.

“A pecuária mato-grossense comemora essa reversão de tarifas. Esperamos que esse novo cenário de diálogo contribua para ampliar exportações, consolidar parcerias e fortalecer o agronegócio regional, impulsionando o crescimento econômico para Mato Grosso e para o Brasil”, afirmou o superintendente, Cleiton Gauer.

Para a Famato, o fim da sobretaxa pode favorecer contratos mais longos e prazos estáveis.

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que Mato Grosso segue como maior produtor de carne bovina do país e ampliou presença no comércio exterior.

No acumulado de janeiro a outubro de 2025, o volume exportado pelo Estado ficou 35,19% acima de igual período de 2024.

Em outubro, Mato Grosso embarcou 107,94 mil toneladas e faturou US$ 462,82 milhões.

O Imea destaca ainda a diversificação de destinos e espaço para ganhar participação no ranking nacional.

A oferta também cresceu com mais terminação em cocho.

A intenção de confinamento atingiu 926,78 mil cabeças no 2º trimestre, e a projeção mais recente indica 928,7 mil animais confinados em 2025, alta de 4,05% sobre 2024.

A melhora da margem, com arroba valorizando acima do milho, sustentou o avanço.

Mesmo com ajuste no rebanho, estimado em pouco mais de 32,1 milhões de cabeças em 2025, Mato Grosso segue como principal polo pecuário do país, segundo o Indea MT.

O recuo anual de 2,03% reflete maior descarte de fêmeas nos últimos anos.

Para a Famato, o fim da sobretaxa tende a traduzir-se em contratos mais longos e prazos estáveis.

“Além de previsibilidade e mais competitividade para o setor, a decisão reforça a confiança no papel do Brasil, sobretudo de Mato Grosso, como fornecedor essencial para a segurança alimentar mundial”, disse o superintendente.

Ele afirmou que a carne produzida no Estado atende padrões de sanidade, sustentabilidade e rastreabilidade exigidos pelos mercados mais rigorosos.

Em nota técnica, o Imea afirmou que Mato Grosso está próximo de São Paulo nas exportações e vê amplo espaço para expansão da participação do Estado nas vendas do Brasil.

A redução tarifária nos EUA, se sustentada, pode acelerar esse movimento.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/470265/visualizar/