Abilio investiga 'confra' da Educação e pede fim das festas em expediente
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou que determinou a Controladoria Geral do Município a instauração de um procedimento investigativo em cima de um evento institucional promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) na última terça-feira (9). Conforme o prefeito, durante a confraternização, foram registrados possíveis irregularidades como o consumo de bebida alcoólica, bem como evento durante expediente.
Em um vídeo gravado e publicado nas redes sociais, o prefeito explicou que inicialmente o evento tinha como objetivo apresentar os resultados da pasta de 2025 e alinhar as metas pedagógicas para 2026. No entanto, após o encerramento das atividades oficiais, teria ocorrido uma confraternização com possível consumo de bebida alcoólica, fato que levantou dúvidas sobre o uso de dinheiro público.
“Estou encaminhando aqui para a Controladoria do município uma recomendação de investigação dessa atividade. Falei com o secretário, o secretário Amauri Monge me falou que não houve dinheiro público e que essa atividade, ela durou o dia todo com reuniões e atividades da Secretaria de Educação e que no final terminou 2 horas mais cedo porque eles conectaram o horário do almoço. Mas mesmo assim, estou encaminhando a Controladoria para que haja investigação e que a gente dê a resposta para a sociedade”, afirmou.
O prefeito reiterou que a gestão não permite confraternizações organizadas pela Prefeitura em horário de expediente, muito menos com consumo de bebida alcoólica.
“Não permitimos no município de Cuiabá confraternização organizada em espaços públicos durante o horário de expediente e nem o uso de bebida alcoólica em nenhuma atividade vinculada ao município”, reforçou.
Abilio destacou que os servidores têm direito a comemorações, mas fora do expediente e sem qualquer vínculo com a gestão.
“Se os servidores quiserem se reunir em casa, em salão, onde quiserem, com dinheiro próprio, podem fazer como quiserem. Mas organizada pela gestão, não será permitido”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que o evento, denominado Conexão 2025, ocorreu no Espaço Conquista, no bairro Ribeirão do Lipa, e reuniu servidores das equipes técnicas e administrativas da Educação. No período da manhã, foram apresentadas metas e resultados institucionais; em seguida, houve um almoço de confraternização.
A Controladoria Geral do Município, comandada por Wesley Bucco, emitiu nova recomendação a todos os órgãos públicos, reforçando a proibição do uso de recursos públicos para festas de final de ano. Também está proibida a utilização de espaços, prédios, veículos, equipamentos e energia elétrica da Prefeitura para fins festivos, assim como o uso de imagens institucionais.
O documento orienta ainda que qualquer servidor que tenha conhecimento de desvios de conduta, como uso indevido de recursos públicos para confraternizações, deve comunicar imediatamente à chefia imediata ou à própria Controladoria.
A investigação deve apurar se houve, de fato, consumo de bebida alcoólica e se a confraternização contou, direta ou indiretamente, com recursos da Prefeitura.

Comentários