Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 13 de Dezembro de 2025 às 09:06
Por: João Freitas/Gazeta Digital

    Imprimir


Mais de 1 milhão de consumidores em Mato Groso possuem dívidas desconhecidas no CPF ou CNPJ, revela levantamento divulgado pela Serasa divulgado nesta terça-feira (9). No total, são mais de 5,2 milhões de ofertas de negociação no estado que nunca foram consultadas, apesar de estarem disponíveis há meses - ou até anos -para quitação com condições especiais. O dado é preocupante, na visão de economistas, porque indica que muitos daqueles com as contas no vermelho não acompanham sua situação financeira de forma frequente.

De acordo com o economista Pedro Oliveira, os números indicam, por tabela, a completa falta de administração das contas cotidianas por parte das famílias. Para ele, monitorar as despesas e o padrão de consumo é fundamental para equalizar as finanças. O primeiro passo é anotar todas as receitas (salários líquidos e outras fontes de renda) e saídas durante alguns meses, como gastos fixos, prestação do carro, gastos variáveis e, até mesmo, supérfluos como os lanchinhos. O cartão de crédito pode ser um grande aliado nesse orçamento, claro que tomando sempre cuidado com os juros rotativos.

Entre essas dívidas não consultadas, o estado reúne mais de 115 mil ofertas com descontos de até 99%, benefício que pode alcançar 23 mil consumidores locais. Há também um volume expressivo de pendências pequenas que poderiam ser resolvidas rapidamente: são cerca de 1,4 milhão de ofertas de até 100 reais, voltadas para quase 294 mil pessoas no estado. Com a proximidade do fim do Feirão Limpa Nome, a Serasa alerta que essas oportunidades podem ajudar famílias a reorganizar o orçamento ainda este ano.

O cenário estadual acompanha a tendência nacional. No Brasil, 62,2 milhões de consumidores possuem dívidas que poderiam ser negociadas, mas nunca consultaram as ofertas disponíveis. Somadas, essas pendências resultam em mais de 306 milhões de propostas desconhecidas. Segundo a companhia, o número de brasileiros que não sabem que têm dívidas negociáveis é 9% maior em relação ao mutirão realizado em março deste ano. A diretora da Serasa, Aline Maciel, afirma que o problema é silencioso e afeta diretamente o planejamento financeiro de milhões de famílias.

O Feirão Serasa Limpa Nome segue até o dia 19 e reúne 698 milhões de ofertas com condições especiais. As consultas são gratuitas e podem ser feitas no site oficial da empresa, no aplicativo, no WhatsApp da empresa ou presencialmente em mais de 7 mil agências dos Correios, que estão com taxas de atendimento isentas durante o período do mutirão. (Com informações da assessoria)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/470501/visualizar/