Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 05 de Janeiro de 2026 às 09:43
Por: Matheus Maurício e Haillyn Heiviny/Primeira Página

    Imprimir


A Tribuna

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) divulgou a oferta de 1,4 mil vagas para ingresso no ensino superior em 2026. As oportunidades são destinadas a candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estarão distribuídas em 26 cursos de graduação.

Universidade Federal de Rondonópolis, ofertará mais de 1,3 mil vagas no ensino superior em 2026. - Foto: UFRUniversidade Federal de Rondonópolis, ofertará mais de 1,3 mil vagas no ensino superior em 2026. – Foto: UFR

A vagas poderão ser preenchidas por dois caminhos: através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), e também por meio do sistema próprio de seleção da UFR. Pelo modelo institucional, serão ofertadas 705 vagas, enquanto outras 695 vagas serão preenchidas por meio do Sisu.

As inscrições para ambos os processos ocorrem entre os dias 19 e 23 de janeiro, com a exigência de apenas uma inscrição por CPF no momento da matrícula. Para concorrer, os candidatos poderão utilizar as notas do Enem realizadas entre 2023 e 2025.

No sistema próprio da UFR, as inscrições devem ser feitas pelo site oficial, onde o candidato poderá escolher até dois cursos. Já no Sisu, o processo segue o calendário oficial do MEC, com inscrições pelo portal SISU. As vagas são distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas.

Para participar de qualquer um dos processos, é necessário ter obtido pelo menos 250 pontos na redação e média mínima de 225 pontos no Enem. Um diferencial do sistema próprio é a bonificação regional: estudantes que cursaram todo o ensino médio em Mato Grosso terão acréscimo de 6% na nota do Enem (percentual menor que o aplicado no ano anterior, quando era de 15%.

Em 2025, a UFR havia optado exclusivamente pelo sistema próprio de seleção. Neste ano, a universidade decidiu retomar o Sisu para manter a bonificação regional e também ampliar o acesso a programas federais, como o Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece apoio financeiro a estudantes de cursos de formação de professores.

A universidade orienta os candidatos a ficarem atentos aos prazos e às regras de cada modalidade para não perder a chance de ingressar no ensino superior público e gratuito em Rondonópolis.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/470723/visualizar/