Fiscalização interdita comércio ilegal ao encontrar peixes dentro de piscina em Cuiabá De acordo com a avaliação de uma médica veterinária do órgão, os peixes possivelmente estavam sendo submetidos a maus-tratos.
Um comércio ilegal de pescado vivo localizado na Avenida Agrícola Paes de Barros, em Cuiabá, foi interditado nesta quarta-feira (14) pela Polícia Civil. Segundo a Vigilância Sanitária, os animais eram mantidos com baixo nível de água e pouca oxigenação.
Durante a fiscalização, equipes da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) encontraram um tanque do tipo piscina onde estavam cerca de 30 peixes da espécie tambaqui. De acordo com a avaliação de uma médica veterinária do órgão, os peixes possivelmente estavam sendo submetidos a maus-tratos.
O proprietário do comércio, de 67 anos, foi levado à Delegacia Especializada de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. O estabelecimento já havia sido notificado em junho de 2025, porém, em uma vistoria de retorno, os fiscais constataram que a prática irregular continuava.
Além disso, o responsável não apresentou a Guia de Trânsito Animal (GTA) nem qualquer outra documentação exigida pelos órgãos fiscalizadores.
Diante do descumprimento das exigências, a Vigilância Sanitária determinou a interdição do local, que só poderá voltar a funcionar após a regularização completa. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para realizar uma perícia ambiental que irá apontar se houve maus-tratos, falta de oxigênio e outras irregularidades.
O caso segue sob investigação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/P/x/GO5DprQxu6xVQc3B0Dzw/whatsapp-image-2026-01-14-at-14.13.54-1-.jpg)
Um comércio ilegal de pescado vivo localizado na Avenida Agrícola Paes de Barros, em Cuiabá, foi interditado nesta quarta-feira (14) pela Polícia Civil e a Vigilância Sanitária. — Foto: PJC-MT

Comentários